É um percurso que se pode fazer nos dois sentidos com a escolha a depender do grau de dificuldade em termos do nível de subida/descida acumulada. No sentido Castelo da Lousã -> Cerdeira é a subir enquanto no sentido inverso é maioritariamente a descer. Esta decisão é importante pois apesar de ter uma extensão de 7Km, é um percurso com um desnível de 400 metros de diferença entre o ponto mais alto e mais baixo.
A maior parte do caminho é feita ao lado da levada que transporta a água da serra para a Central Hidroelétrica da Ermida, a primeira do género em Portugal e ainda em funcionamento. Esta característica, além de conferir ao traçado uma particularidade interessante obriga a atenção redobrada, dada a estreiteza do caminho em algumas zonas.
Ao longo do percurso passamos pela Ribeira de S. João, que alimenta as piscinas naturais da Sra. Piedade, e é possível visitar a Aldeia do Xisto do Candal, junto à estrada que faz a ligação entre a vila da Lousã e Castanheira de Pera. Na aldeia do Candal encontram-se marcas de sinalização do percurso que indicam o caminho até à Aldeia da Cerdeira, local onde termina ou se inicia o percurso.

 

ROTA

Início e fim: Castelo da Lousã | Cerdeira. Lousã.

Coordenadas: 40.100833-8.23555540.102027, -8.233972

Épocas aconselhadas: Primavera, verão e outono. 

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo da Lousã: 239 990 040

GNR (Lousã): 239 990 060

Bombeiros Municipais da Lousã: 239 990 530

6,8Km Distância
Linear Tipo
3h30m Duração
300 Alt. Mínima
700 Alt. Máxima
Difícil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.