Conceito
Campismo, Glamping.
Tipo
Natureza.
Atividades
Passeios pedestres e BTT, praia fluvial.
O Parque de Campismo de Oleiros situa-se em pleno pinhal, com vista para as serras verdejantes, paredes meias com a Praia Fluvial Açude Pinto.
O parque de campismo dispõe de modernas instalações em xisto e traça tradicional, espaço destinado a tendas, caravanas e autocaravanas. Além do campismo, o parque tem ainda uma oferta de glamping, como as pequenas Casas Hobbit e os bungalows de madeira totalmente equipados, que oferecem todo o conforto, mesmo nas estações mais frias.
Todo o parque de campismo possui um ambiente extremamente cuidado para o envolver, com espaços de chill out e lazer para as crianças. A praia Fluvial exibe os galardões de “Praia Acessível” e “Praia de Ouro QUERCUS” e conta com bar e esplanada e um agradável relvado. A beira rio encontra-se sobejamente sombreada, podendo optar-se por zonas mais frescas mas também por áreas de grande maior ao sol.
Todos os bungalows têm: Sala e casa de banho e cozinha equipada, ar condicionado, TV satélite, roupa de cama e casa de banho; mudança de roupa e limpeza semanal; estacionamento de 1 viatura. (ver bungalows)
No Camping Oleiros há áreas reservadas a tendas, caravanas e autocaravanas.
Equipamentos:
Estacionamento, wi-fi, eletricidade, barbecue, balneários com água quente, secador de cabelo, máquina de lavar roupa, ferro de engomar e cofre.
Para alugar:
Sacos-cama, colchonetes, tendas, cadeiras camping.
Infraestruturas de apoio:
Receção, parque infantil, bar, esplanada, zona chillout.
Duas pequenas casas de madeira - Casa Vermelha e Casa Verde - ao jeito das casinhas dos Hobbits para amantes da natureza que não abdicam do conforto. Equipadas com kitchenette e cama de casal. Da varanda exterior pode usufruir de uma vista privilegiada sobre a praia fluvial. São um das grandes atrações do Camping Oleiros.
Fonte e fotos campingoleiros.com
Nota: a disponibilidade dos serviços apresentados deve ser confirmada no ato da reserva.
RNET 3946
Ver e fazer
Percursos Pedestres
Mergulhe no Pinhal Interior, o centro verde do país. Uma região dominada pela natureza, onde abunda o pinheiro e o medronheiro. Onde as cristas escarpadas de granito sobressaem, orgulhosas da paisagem e escondem vales de riachos e ribeiros límpidos e intocados. Por aqui serpenteia a Grande Rota dos Apalaches e outros percursos pedestres que acompanham os meandros do rio Zêzere. Por aqui adoramos a quietude do birdwatching e a adrenalina do BTT, preservámos a história gravada no xisto e a gastronomia rica da memória dos nossos avós.
Aldeias e monumentos
Incontornável é Álvaro, a aldeia de xisto que é branca. Álvaro apresenta-se como uma muralha branca que se estende num promontório com uma vista deslumbrante sobre os meandros do Zêzere. A geografia peculiar do lugar confere-lhe um caráter de fortaleza inexpugnável mas esconde também um património invejável de 7 capelas e uma ponte romana assim como vestígios da ocupação templária. A religiosidade das nossas gentes manifesta-se ainda nas igrejas matriz e da Misericórdia de Oleiros, imóveis classificados, ou no interesse arquitetónico da igreja do Estreito. A aldeia situa-se a poucos minutos de distância do parque de campismo.
O que comer
O parque de campismo situa-se território de grande herança gastronómica onde se privilegia a cozinha tradicional e se guarda a memória dos saberes dos nossos avós. O exclusivo cabrito estonado impõe-se como o rei da nossa cozinha, onde se destacam também os enchidos como o maranho e o bucho e o coelho de caça panado. As águas xistosas dos rios fornecem também as trutas grelhadas e os achigãs. Adoce o paladar com as receitas artesanais do bolo de mel, das papas de milho, das filhós e da tigelada. Atreva-se no vinho Callum, um vinho branco e leve exclusivo de Oleiros ou, se for mais aventureiro, prove a tradicional aguardente de Medronho.
Geopark Naturtejo
Oleiros e o parque de campismo Camping Oleiros encontram-se dentro do território do Geopark Naturtejo, graças aos impressionantes testemunhos geológicos que originam geossítios de excecional valor patrimonial. Visite o sítio do Portelo ou a pedreira da Penha Alta, com os seus icnofósseis, ou as cristas quartzíticas do Zebro e do Orvalho que oferecem miradouros de cortar a respiração. Descubra a Fraga de Água d’Alta, a maior queda de água da Beira Baixa, a Garganta Epigénica da Malhada Velha ou viaje pelos meandros do Zêzere.
Fonte e fotos campingoleiros.com