GRANDE ROTA DO VALE DO CÔA ETAPA 2 - W MIUZELA-QUINTA NOVA

VALE DO CÔA - BTT

Após atravessar Vilar Maior e Badamalos,alcançada a GRVC, o trilho segue junto à margem direita do Côa, ladeado por lameiros verdejantes, ponteados com grandes árvores. O traçado atravessa as Ribeiras da Nave e de Vilar Maior e, mais adiante, o rio Côa, através de um pontão pedonal. Aqui é possível aceder à aldeia de Porto de Ovelha, através de um desvio não marcado (570 m). A GRVC prossegue por lameiros e antigas hortas até ao Sítio do Açude, onde é possível aceder à aldeia de Malhada Sorda, através de um desvio não marcado (2,9 km). O percurso pedestre sobe até à aldeia de Jardo, descendo depois à foz do rio Noemi, onde é possível observar um conjunto interessante de moinhos. Por campos, prados e bosques de sobreiro, o trilho continua pela margem esquerda do rio Côa, atravessa a linha férrea e segue até ao Porto de S. Miguel. Aqui, a GRVC cruza-se com a GR Aldeias Históricas (GR22).

Existe um trilho alternativo, não marcado, até à aldeia histórica de Castelo Mendo (2,3km). Até ao desvio para a aldeia de Castelo Bom existe um troço em estrada. O traçado continua por zonas de mata e bosques, ora mais próximo do rio, ora subido a encosta para ultrapassar zonas mais escarpadas, até chegar ao pontão Manuel José, onde atravessa o rio Côa. Neste ponto existe um desvio não marcado de acesso à aldeia de Aldeia Nova (3,0 km) e um desvio Equestre, que evita zonas pedregosas da etapa (Desvio Equestre Aldeia Nova). Já na margem direita do rio, a GRVC segue em direcção a Almeida, atravessando zonas de bosque, quintas e uma barragem. Ao chegar à EN340, a GRVC cruza-se com a GR Aldeias Históricas (GR22). Neste ponto é possível optar por seguir a GRVC pela rota Este, até Almeida, ou pela Rota Oeste, até Valverde. O trilho Oeste atravessa a Ponte Grande, usando uma antiga calçada, e sobe por quintas e bosquetes até à aldeia de Valverde, usando caminhos agrícolas e passando por outra antiga ponte, a Ponte de Gaiteiros. Existe um trilho até à aldeia de Valverde, com acesso por desvio não marcado (514 m). Por caminhos agrícolas e florestais, seguindo a Rib.ª de Gaiteiros, o trilho alcança a aldeia de Mangilde, acessível por desvio não marcado (500 m). Um pouco depois da aldeia, existe um desvio não marcado para visita a um fojo antigo, chamado Curral de Lobos. A partir deste ponto, a GRVC usa caminhos agrícolas e de pé posto, descendo o Coscorinho até à Qta. De Maçaínhas. Aqui existe um desvio não marcado de acesso à aldeia de Vale de Madeira, e mais à frente, depois de atravessar a Rib. ª de Gaiteiros, existe outro de acesso à praia fluvial. O trilho volta a travessar a Rib.ª de Gaiteiros, agora na sua foz com o rio Côa e sobe depois a encosta até ao lugar de Pesqueiro, sendo aí possível aqui aceder, por desvio não marcado, àcidade de Pinhel. Finalmente, seguindo a Rib.ª do Judeu e contornando o Barrocal, a etapa termina na aldeia de Quinta Nova, por desvio não marcado (1,8 km).

66 Km Distância
420min Duração
Linear Sentido do percurso
1347m Altitude Min.
1161m Altitude Max.
Difícil Dificuldade

NOTA: Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.