O percurso Caminho do Xisto do Fajão - Subida aos Penedos tem como ponto de partida e chegada o Largo da Igreja de Fajão. Começando no sentido contrário aos ponteiros do relógio, o percurso segue pela rua principal da aldeia descendo em direção ao vale do Ceira, por caminhos estreitos ladeados por pinheiros até entrar na antiga calçada. Alguns minutos depois sai-se da calçada à esquerda para percorrer em balcão a encosta escarpada sobre o vale, que permite uma vista panorâmica deslumbrante sobre o rio Ceira.

O segundo terço deste percurso é marcado pela subida, que evolui nesta escarpa por um caminho estreito entre grandes blocos de quartzito. A meio da subida podemos encontrar a Igreja ou Capela dos Mouros, nome popular que marca a passagem deste povo pela região. Atenção: embora próxima, a capela encontra-se ainda um pouco desviada do percurso e é nada mais que uma gruta escavada na escarpa.  

Este sector de subida mais pronunciada termina no Alto do Carvalhinho, onde encontra, novamente, a variante PR 1.1 (Ver nota). Continuando, a subida segue mais gradual por um carreiro de aproximação aos Penedos de Penalva. Por ser o ponto mais alto do percurso, é possível ter daqui uma vista deslumbrante sobre a Serra do Açor e a aldeia do Fajão, que surge alcantilada na encosta. O percurso continua agora descer em direção à aldeia onde, após algumas ruelas, termina no ponto de partida, o Largo da Igreja.

NOTA: a variante PR 1.1 PSR encontra-se logo após o início, à saída da aldeia, e depois no Alto do Carvalhinho, e é uma forma de evitar os desníveis mais acentuados do percurso principal, através de um caminho estreito que sobe gradualmente próximo dos socalcos das antigas vinhas que cobriam estas encostas no passado.

Este percurso pode fazer-se todo o ano, mas apesar de ter pouco mais de 4km tem alguma exigência e requer atenção nos troços mais estreitos, pelo que é classificado com um grau de dificuldade "médio".

Fonte Folheto Informativo | Fotos Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra. 

ROTA

Início e fim: Largo da Igreja de Fajão, Pampilhosa da Serra

Coordenadas: 40.148997, -7.922993

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

DOCUMENTAÇÃO:

Folheto informativo: aqui.

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de turismo da Pampilhosa da Serra: 235 590 323

GNR (Pampilhosa da Serra): 235 590 100

Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra: 235 590 100

4,1Km Distância
Circular Tipo
2h30 Duração
625m Altitude min.
865m Altitude máx.
Médio Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.