ATENÇÃO: A GR45 - Grande Rota do Vale do Côa encontra-se em trabalhos de requalificação e reestruturação de etapas. Antes da sua viagem, confirme connosco as alternativas validadas.
Esta etapa inicia na aldeia de Castelo Melhor, junto ao Centro de Recepção do Parque Arqueológico do Vale do Côa. O trilho segue por caminhos murados, entre olivais e vinhas, sendo possível aceder, através de desvio não marcado à Capela de São Gabriel, onde se tem uma vista panorâmica sobre todo o vale do rio Côa. Por zonas de pastagem e antigas áreas agrícolas, o trilho segue para Norte, passando pela aldeia de Orgal. Neste ponto, junto a EN222, existe um desvio BTT/Equestre da GRVC com as extremidades marcadas (Desvio BTT/Equestre Orgal). Pela GRVC, inicia-se aqui a aproximação à foz do rio Côa, por áreas extensas de vinha, e descendo em zig-zag por caminho de pé posto até à ponte rodoviária sobre o rio Côa.
Aqui é possível aceder a um desvio não marcado para visita à foz do rio Côa, onde o Côa entra no rio Douro, e à ponte ferroviária que a atravessa. A GRVC atravessa a ponte rodoviária (EN222) e desvia-se da estrada na primeira curva, subindo a encosta pelo Vale do Forno, apanhando uma antiga calçada murada. Neste ponto, junto a EN222, existe um desvio BTT/Equestre da GRVC com as extremidades marcadas (Desvio BTT/Equestre Museu do Côa). Uma vez alcançado o topo da encosta, a rota segue por estrada até ao Museu do Côa.