morfologia granítica

Parte da paisagem no topo da Serra da Gardunha é composta pelas misteriosas morfologias graníticas esculpidas pela erosão da água e do vento.

ROTA DA GARDUNHA,

SERRA DA GARDUNHA

A Rota da Gardunha inicia-se à entrada de Louriçal do Campo, passa pela Igreja Matriz de S. Bento (séc. XVI), e segue pelas ruas até sair da aldeia por entre hortas e olivais, na direção das abas da serra.

Segue-se um trilho por entre muros de pedra solta que leva ao cruzamento de um pinhal, onde se encontra o caminho para o alto da serra, que passa junto ao alto da cruz jesuíta serpenteando por entre o caos de bolas.

Depois da paisagem granítica, a vegetação diversifica-se com a presença de grandes sobreiros e de manchas de carvalho-negral. Numa curva surge o cruzamento que permite encurtar o percurso através da variante PR1.1 e que dá acesso a interessantes parques de merendas e miradouros, no sentido de Casal da Serra.

miradouro sobre a vertente sul da serra da gardunha

Vista da vertente sul da Serra da Gardunha sobre a Barragem da Marateca.

A variante mais longa sobe na direção da Bandeira, passando por um parque de merendas e por vias de escalada equipadas. No cruzamento para Castelo Novo, surge um dos miradouros mais famosos da Gardunha, com uma panorâmica imensa sobre o anfiteatro desta aldeia histórica.

Mais à frente, é o reino das formas graníticas, verdadeiros monumentos geológicos, no alto do Castelo Velho (1443m). A partir daqui, o caminho desce na direção de Casal da Serra, cruzando numerosas nascentes e captações de água.

Junto da casa dos Serviços Municipalizados, um trilho leva à magnifica garganta do rio Ocreza, onde levadas de pedra permitem o acesso a recônditas piscinas naturais de águas cristalinas separadas por belas quedas de água e a 18 azenhas escondidas no meio da diversidade exuberante da flora ripícola.

Passadiço de madeira entre bosques de carvalhos e ruínas de granito

Início da descida até á aldeia Louriçal do Campo.

Alcançada a Torre, e cruzado o rio, chega-se ao Louriçal do Campo pela rua de São Sebastião, por entre hortas e caminhos ladeados por grandes muros de pedra solta.

NOTA: A variante PR1.1 (ver mapa) permite encurtar o percurso e evitar o desnível mais íngreme à medida que se sobe a serra. Esta rota deve fazer-se no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Dado o desnível acentuado e a extensão, esta rota é exigente em termos físicos.

Fonte e Fotos Municípios do Fundão, Castelo Branco e Geopark Naturtejo.

 

ROTA

Início e fim: Louriçal do Campo

Coordenadas: 40.044448, -7.509394

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de turismo de Castelo Branco: 272 330 339

GNR (Soalheira): 275 759 030

Bombeiros Voluntários do Fundão (Soalheira) - 272 419 740

Geopark Naturtejo: 277 202 900

15Km Distância
Circular Tipo
5h Duração
470m Altitude min.
1020m Altitude máx.
Difícil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.