Este percurso tem início nas salinas de Rio Maior, onde se pode observar a arquitetura industrial associada àquela atividade com mais de 8 séculos de história e o comércio que entretanto ali se desenvolveu à volta do sal.
Após as salinas, o percurso entra numa zona agrícola marcada pelas vinhas, matos e arbustos, e áreas de pinhal e eucaliptal, e segue na direção da povoação Fonte da Bica, onde se pode ver a antiga escola da aldeia e a fonte que lhe dá nome. À medida que se atravessa Fonte da Bica, é possível vislumbrar a área das salinas e o vale tifónico, originado pela fácil erosão do sal depositado ali desde o período Jurássico. O nome – tifónico – tem origem na palavra grega Typhaon ou Typhoeus, um mostro da mitologia grega responsável pela criação de fenómenos meteorológicos caracterizados por ventos forte sou tufões. Em resultado, Zeus tê-lo-á enviado para debaixo do monte Etna onde, porventura, tem desde então causado as erupções do vulcão Etna.
ROTA
Início e fim: Marinhas de Sal de Rio Maior.
Coordenadas: 39.363574, -8.945842
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Rio Maior: 243 991 121
GNR (Rio Maior): 243 991 121
Bombeiros Voluntários de Rio Maior:243 999 510
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.