água a correr em cascatas numa ribeira

Quedas de água da Caniça.

ROTA DA CANIÇA,

PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

A Rota da Caniça atravessa um vale de relevo acidentado, onde a água é uma presença constante e a paisagem, além do caráter rural, é composta por soutos, pinhais, lameiros, matos e afloramentos rochosos. Destaque para o Souto da Lapa, um bosque de castanheiros centenários que suporta uma elevada diversidade de espécies de fauna e de flora, algumas das quais de ocorrência rara em Portugal.

Na ribeira e sua envolvente as referências são as quedas da Caniça, os Cornos do Diabo, curiosa formação rochosa, e o buraco do Sumo, setor onde o curso de água corre subterraneamente.

Apesar da extensão não muito longa, os quase 500 metros de desnível negativo e positivo tornam esta rota exigente. Parte do percurso coincide com uma das etapas da GR22 AHP.

Fonte e Fotos Câmara Municipal de Seia. PR10 SEI - Rota da Caniça.

 

ROTA

Início e fim: Igreja Matriz de Lapa dos Dinheiros.

Coordenadas: 40.378850, -7.709400

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Seia: 238 317 762

GNR (Agp. Montanha): 961 188 070

Bombeiros Municipais de Seia: 238 310 310

7Km Distância
Circular Tipo
2h45m Duração
622 Alt. Mínima
922 Alt. Máxima
Difícil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.