A Rota do Sol deve a sua designação à exposição solar a que está sujeita. É um percurso com cenários distintos e emblemáticos. O caminheiro pode contemplar uma paisagem marcada pela influência de uma agricultura tradicional, com vinhas, socalcos, hortas, lameiros e levadas, e deslumbrar-se com as casas típicas da serra (em xisto ou em granito), e com os caminhos e muros ornamentados e aromatizados pelo rosmaninho.
A maior altitude, a abrangência visual evidencia belíssimas panorâmicas sobre o Vale Glaciar do Zêzere e sobre galerias ripícolas compostas, que refletem o verde intenso das montanhas que as rodeiam, sem esquecer a curiosa marca que as cascalheiras imprimem no cenário.
A paisagem ao longo deste trilho é marcada pela floresta mista, de folhosas e resinosas.
Na derivação que liga Sameiro a Manteigas, destaca-se o Cabeço de Satanás de onde é possível desfrutar de uma paisagem abrangente e fascinante sobre os bosques que envolvem o vale do Zêzere.
No que se refere à flora, é de salientar a azinheira, o trovisco, o tomilho, entre outras. É também possível visualizar exemplares de freixo, carvalho-roble, amieiro, choupo, tramazeira, esteva, rosmaninho etc.
Da diversidade faunística existente destacam-se o morcego-de-ferradura-pequeno e a víbora-cornuda com estatuto de conservação vulnerável. Estão também presentes a coruja-do-mato, o gaio, o coelho bravo, a raposa, o licranço, o ouriço-cacheiro, entre outros.
NOTA: Esta rota pode chegar aos 8,5 km de extensão com derivações (ver mapa).
Fonte e Fotos Trilhos Verdes | Câmara Municipal de Manteigas | PR11 MTG - Rota do Sol | maio2024.
ROTA
Início e fim: Posto de Turismo de Manteigas.
Coordenadas: 40.402881, -7.536786
Épocas aconselhadas: Primavera, verão e outono.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Manteigas: 275 981 129
GNR (Manteigas): 275 981 559
Bombeiros Voluntários de Manteigas: 275 982 333
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.