homem a praticar btt num bosque de faias

O outono é a melhor época para fazer a Rota das Faias, a pé ou de bicicleta.

ROTA DAS FAIAS,

PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

Esta rota possibilita a descoberta de algo novo e surpreendente a cada instante, desde a vegetação esplendorosa a paisagens fulgurantes, que juntamente com a agricultura e a pastorícia proporcionam um passeio perfeito para quem deseja conhecer a serra, as suas gentes e costumes.

Mais do que um trilho pedestre (também pode ser feito de bicicleta), este percurso é uma experiência sensitiva, onde os odores a rosmaninho, hortelã-brava, alfazema e tomilho se fundem com magníficos quadros que rodeiam o olhar de quem os observa.

bosque de faias no outono

O bosque de Faias, vestidas em tons de outono, é o ponto alto desta rota.

A sua denominação advém do facto deste percurso mergulhar no interior de uma densa floresta de faias, plantada pelos Serviços Florestais de Manteigas no início do século XX.

Para além desta espécie, também há a destacar o castanheiro, a giesta, o Pinheiro-do-Oregon e os imponentes carvalhos monumentais que rodeiam a Capela de S. Lourenço, lugar de culto de reminiscências pagãs, relacionadas com a adoração das árvores e do Sol – no solstício de Verão, quem está em Manteigas vê o sol nascer sobre S. Lourenço.

capela de são lourenço, na rota das faias

Capela de São Lourenço, Rota das Faias.

PAISAGENS E BIODIVERSIDADE DA ROTA DAS FAIAS

Na paisagem natural sobressai o Vale Glaciar do Zêzere, em forma de “U”, a Torre, o Cântaro Magro, o Cântaro Gordo e as Penhas Douradas.

São Lourenço oferece uma vista panorâmica para o acumular de serras que se estende até Espanha. Em primeiro plano surge a cumeada da Lomba das Cancelas, que limita a Beira Alta da Beira Baixa, e o Cabeço da Azinheira.

O contacto com a vida rural e pastoril é uma tónica presente ao longo do trilho, uma vez que o mesmo é utilizado por pastores para se deslocarem com o seu gado até aos locais de pastoreio, permitindo eventuais interações com quem percorre a Rota.

Os povoamentos florestais, os matos e as linhas de água presentes ao longo do caminho, proporcionam uma enorme diversidade faunística. De salientar a existência de mamíferos como a raposa, a fuinha, a doninha ou o javali. Nas aves, o peneireiro, a coruja e o corvo. Os répteis são representados pela víbora cornuda, pela Lagartixa-do-mato ou pelo sardão.

NOTA: A distância da Rota das Faias pode aumentar até 6,5 km devido às extensões (ver mapa). Deve realizar-se no sentido dos ponteiros do relógio.

Fonte e Fotos Trilhos Verdes | Câmara Municipal de Manteigas. PR13 MTG -Rota das Faias. Última atualização outubro 2024.

ROTA

Início e fim do percurso: Junto à Cruz das Jugadas.

Coordenadas: 40.423553, -7.516375

Épocas aconselhadas: Primavera, verão e outono. 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aceder aqui.

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Manteigas: 275 981 129

GNR (Manteigas): 275 981 559

Bombeiros Voluntários de Manteigas: 275 982 333

5,4Km Distância
Circular Tipo
3h Duração
880 Alt. Mínima
1174 Alt. Máxima
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.