A Rota da Eira desenvolve-se em trono da vila de Loriga, numa paisagem de relevo acidentado atravessada pela ribeira da Nave. O percurso abrange um território de características rurais marcado pela presença de extensos campos agrícolas instalados em socalcos, soutos e pinhais, onde sobressai um património edificado de raiz popular rico e singular.
No trajeto, salientam-se a moenda, o moinho do Teixeiro, a eira do Mendes e o lugar da Canada. Do cabeço das Resteves obtém-se uma vista ampla sobre as vertentes a serra e da Garganta de Loriga. Na vila, destaque para um conjunto de antigos e imponentes edifícios fabris e para a Igreja Matriz.
Com uma extensão inferior a 3km e cerca de 260 metros de desnível acumulado (positivo e negativo), a Rota da Eira tem um nível de dificuldade reduzido e pode fazer-se ao longo de todo o ano.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Seia. PR4 SEI - Rota da Eira.
ROTA
Início e fim: Largo de Carreira, Loriga.
Coordenadas: 40.325556, -7.689723
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Seia: 238 317 762
GNR (Agp. Montanha): 961 188 070
Bombeiros Municipais de Seia: 238 310 310
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.