O caminho pela Rota dos Lagares leva a conhecer antigos lagares de azeite, tradicionalmente conhecidos por Lagares de Varas e é nas ruínas de um deles, em Almaceda, que esta viagem começa.
O caminho segue depois ao longo da ribeira de Almaceda, que alberga nas suas margens olivais e pequenas hortas familiares ainda cultivadas, e é nas margens desta que se encontra o segundo lagar de varas, também este quase em ruínas, mas onde ainda se pode ver todas as peças constituintes do lagar através das suas janelas entreabertas.
Deixando para trás os campos agrícolas e retomado o caminho por entre pinhal e novas plantações florestais encontrar-se-á o último lagar deste percurso, o Lagar das Rochas de Cima. Este lagar foi recentemente recuperado para que possa ser visitado e dar a conhecer aos seus visitantes o processo de extração de azeite mais utilizado na Beira Baixa antes de surgirem processos mais recentes e industrializados.
A viagem segue na direção de a Rochas de Cima e depois rumo à aldeia de Violeiro. Nesta aldeia é paragem obrigatória a fonte de mergulho de águas frescas e cristalinas que durante anos foi local de abastecimento publico.
O caminho segue por caminhos florestais, tantas vezes percorridos pelos resineiros, que levam de novo a Almaceda e ao final da rota.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Castelo Branco | maio2024
Na flora deste percurso, destaque para a presença da urze rosa da murta e a carqueja (arbustos). Entre as árvores, impera o pinheiro bravo e a oliveira. Nas as aves, a perdiz e aves de rapina como o Peneireiro cinzento e o Milhafre preto são os residentes da região com maior probabilidade de serem avistados. Entre os mamíferos, o coelho bravo, a raposa e o javali são os mais comuns.
NOTA: Embora seja classificada com um grau de dificuldade baixo, os mais de 15 km desta rota exigem alguma resistência aos caminhantes.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Castelo Branco | abril2024
ROTA
Início e fim: Junta de Freguesia de Almaceda.
Coordenadas: 40.008461, -7.662238
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Castelo Branco: 272 330 339
GNR (Castelo Branco): 272 340 900
Bombeiros Voluntários de Castelo Branco: 272 342 122
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.