pessoas a caminhar na serra perto de um pombal

Pombais ao longo do rio Côa. Um elemento típico desta região.

GRANDE ROTA DO VALE DO CÔA ETAPA 7 W - VALEVERDE - QUINTA NOVA

VALE DO CÔA

Esta etapa inicia na aldeia de Valverde. O acesso à Grande Rota do Vale do Côa (GRVC) é feito por desvio não marcado (514 m). Por caminhos agrícolas e florestais, seguindo a Ribeira de Gaiteiros, o trilho alcança a aldeia de Mangilde, acessível por desvio não marcado (500 m).

Um pouco depois da aldeia, existe um desvio não marcado para visita a um fojo antigo, chamado Curral de Lobos.

A partir deste ponto, a GRVC usa caminhos agrícolas e de pé posto, descendo o Coscorinho até à Quinta de Maçaínhas.Ali, existe um desvio não marcado de acesso à aldeia de Vale de Madeira, e mais à frente, depois de atravessar a Ribeira de Gaiteiros, existe outro de acesso à praia fluvial.

O trilho volta depois a travessar a Ribeira de Gaiteiros, agora na sua foz com o rio Côa e sobe depois a encosta até ao lugar de Pesqueiro, sendo aí possível aqui aceder, por desvio não marcado, à cidade de Pinhel. Finalmente, seguindo a Rib.ª do Judeu e contornando o Barrocal, a etapa termina na aldeia de Quinta Nova, por desvio não marcado (1,8 km).

Fonte e Fotos Município do Sabugal | abr2024

20,4 km Distância
240min Duração
452m Altitude Min.
694m Altitude Max.
Difícil Dificuldade

 

NOTA: Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.