Embarque em uma jornada de descoberta que se inicia na prestigiosa Avenida Infante D. Henrique, no Sabugal, aninhada às tranquilas águas do rio Côa. Aqui, uma antiga ponte corre paralela à moderna, e é deste ponto de partida que nossa aventura se desdobra.
Ao passar pela encantadora ribeira da Paiã, cercada por vestígios de antigas estruturas de pedra que aproveitavam o poder das águas correntes, os caminheiros entrarão numa exuberante floresta de carvalhos em direção a Quintas de S. Bartolomeu.
A partir deste refúgio majestoso, o caminho desce em direção ao rio, serpenteando por bosques expansivos de carvalhos e pinheiros. Por vezes, revelam-se panorâmicas de tirar o fôlego. É obrigatório levar máquina fotográfica.
A certa altura, o percurso entra no tranquilo e esquecido trilho "Moinhos dos Margaridos" e segue junto ao rio meio escondido por uma frondosa floresta de freixos, amieiros, salgueiros, carvalhos e castanheiros.
Os moinhos são encantadores e são bem prováveis encontros com lontras ou patos reais em voos rasteiros. À medida que se aproxima dos "Moinhos da Volta", o vale abre-se e revela uma paisagem que traz a marca da agricultura humana - um esplêndido mosaico de jardins e pastagens que anunciam o retorno à cidade do Sabugal.
Apesar dos seus dez quilómetros de extensão é um percurso que se faz bem numa manhã ou tarde. Pode ser realizado nos dois sentidos, embora se recomende o sentido dos ponteiros do relógio. Quando à melhor época para o fazer, aconselham-se as estações intermédias. A primavera para experienciar a exuberância da fauna e da flora e o outono para se deslumbrar com a palete de cores quentes que fazem adivinhar a chegada da estação fria.
Fonte iNature, Munícipio do Sabugal. Meandros do Côa.
ROTA
Início e fim: Avenida Infante D. Henrqique (junto à rotunda) Sabugal.
Coordenadas: 40.353958998554546, -7.0911810648705735
Épocas aconselhadas: Todo o ano. No inverno pode existir formação de gelo e nevoeiro.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo do Sabugal: 800 262 788
Centro de Saúde: 271 753 318
GNR (Sabugal): 271 750 110
Bombeiros Voluntários do Sabugal: 271 753 415
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.