O Caminho do Xisto de Janeiro de Baixo tem início junto ao café da praia fluvial de Janeiro de Baixo e segue em direção à aldeia. Antes de entrar no centro da aldeia vira-se à esquerda e segue-se pelo antigo trilho que unia Janeiro de Baixo a Ademoço, e que segue em direção à garganta quartzítica que parece estrangular o Rio Zêzere. Conhecido por Antro dos Penedos, este é um dos pontos mais espetaculares de todo o percurso.
Chegados à estrada que une Janeiro de Baixo a Ademoço, segue-se em direção a Janeiro de Baixo para depois subir por um pequeno trilho até à Serra de Janeiro. Daqui, por entre os medronheiros, é possível vislumbrar a aldeia de Janeiro de Baixo e o serpentear do Zêzere.
Um pouco mais à frente encontra-se a variante PR 4.1 PPS que vem de Janeiro de Baixo e que passou pela Capela da Sr.ª da Póvoa. Continua-se a descer até encontrar a estrada de vem da Pampilhosa da Serra. Cruza-se a estrada e encontra-se um trilho, onde ainda é possível ver as marcas vincadas dos carros de bois, e que leva os caminheiros até à aldeia de Janeiro de Cima.
Entretanto, encontra-se outro trilho antigo que segue junto ao rio até à aldeia. Aqui não se pode perder a oportunidade visitar o moinho incrustado na pedra que fica junto da igreja matriz.
Com o percurso a terminar, falta seguir um trilho junto ao rio que leva ao parque de campismo e depois ao café da praia fluvial, o ponto inicial.
NOTAS: O percurso deve fazer-se no sentido dos ponteiros do relógio. A variante PR 4.1 permite encurtar a extensão do percurso para quase metade. O grau de dificuldade deste percurso é médio devido, sobretudo, a ter uma extensão próxima de 10 km.
Fonte Folheto Informativo | Fotos Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra. Junho 2024.
ROTA
Início e fim: Café da praia Fluvial de Janeiro de Baixo,
Coordenadas: 40.047857, -7.804023
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
DOCUMENTAÇÃO:
Folheto informativo: fazer download.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de turismo da Pampilhosa da Serra: 235 590 323
GNR (Pampilhosa da Serra): 235 590 100
Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra: 235 590 100
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.