O percurso pedestre do Poço dos Sinos tem início junto da Casa do Povo de Grade e daí segue por entre olivais e pequenas hortas familiares até à aldeia de Casal Novo, uma aldeia de casario desabitado, mas conservado.
Daqui segue para o pinhal, pelas margens da ribeira, entre salgueiros e amieiros, matos e oliveiras centenárias, em direção à Ribeira da Magueija.
O caminho leva ao encontro da Ribeira do Goulo. Também aqui, a natureza já tomou o lugar do olival tradicional plantado pelos antepassados de quem ainda hoje mora nas aldeias vizinhas.
É nesta Ribeira que mais à frente se encontra a Ponte do Poço dos Sinos que tem lendas e histórias para descobrir junto de quem as sabe contar.
Depois de ficar para trás a companhia das oliveiras e sobreiros plantados pelo homem, chega-se à Capela de Santo Ildefonso. Desta, inicia-se o regresso à ribeira que alberga na margem o velho lagar do qual restam apenas as galgas que moíam as azeitonas. Encontra-se também aqui o Moinho do Pereiro e o Moinho do Casal Novo onde se pode entrar e aprender como era moído o cereal.
Deste local inicia-se o regresso a Grade e aos seus campos cultivados onde termina o percurso, no mesmo local onde se iniciou.
Na flora deste percurso, destaque para a presença da urze rosa da murta (arbustos). Entre as árvores, impera o pinheiro bravo e o sobreiro. Entre as aves, a perdiz e aves de rapina como o Peneireiro cinzento e o Milhafre preto são os residentes da região com maior probabilidade de serem avistados e entre os mamíferos, o coelho bravo, a raposa e o javali são os mais comuns.
NOTA: Rota acessível até aos caminheiros menos experientes.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Castelo Branco | abril2024
ROTA
Início e fim: Casa do Povo de Grade, Castelo Branco.
Coordenadas: 39.911881, -7.680781
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Castelo Branco: 272 330 339
GNR (Castelo Branco): 272 340 900
Bombeiros Voluntários de Castelo Branco: 272 342 122
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.