O Caminho de Xisto de Porto de Vacas é uma experiência notável para todos os amantes da natureza, um troço mágico que serpenteia o Rio Zêzere na região onde é mais selvagem e desconhecido.
O percurso tem início no Largo das Festas da aldeia de Porto de Vacas, junto ao grande mural representativo da paisagem que o rio marca nas gentes e terras da aldeia, e avança para a conquista dos íngremes Barrocos do Vale Fragoso, do Vale dos Pássaros e do Vale da Casa.
Lá bem no alto, o Miradouro da Malhada, um dos pontos panorâmicos mais deslumbrantes desta região: em baixo, a aldeia rodeada pelo rio com os seus açudes abundantes; ao fundo, o céu moldado pelas cristas quartzíticas, Património Geológico Mundial.
Mais à frente, no sítio da Cruz das Silgueirinhas, no meio do pinhal, surge o antigo campo da bola, único descampado no meio de uma floresta verdejante.
Outro local ímpar e de paragem obrigatória é o sítio do Vale de Muro onde se pode desfrutar do engenho do homem na árdua conquista de terrenos cultiváveis aos barrocos mais xistosos. Uma paisagem rural única de enorme interesse.
Chegados à Ereira todos os caminhos se cruzam com o Zêzere. Na sua portela, a caminho do Aguilhão, pode-se observar uma das curvas mais conhecidas do rio mais oscilante de Portugal.
Ao seguir ao longo do rio, é possível ouvir as aves que escolheram este pedaço de paraíso como habitat, e ver como o rio vai moldando a paisagem nas diferentes estações do ano.
O açude da mini-hídrica traz a força aos extremos que o caudal do Zêzere impõe. Nas margens do rio vários campos cultivados adivinham o aproximar da aldeia. Passada a Malhada Esteveira e a Tapada, chega-se a um dos pontos de maior orgulho da aldeia: a Ponte construída pelos braços de todos após a Revolução de Abril, mas também a antiga Escola Primária – futura Casa do Barqueiro - e o forno Comunitário, que assinalam o fim do percurso.
Fonte Folheto Informativo | Fotos Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra. Julho 2024.
ROTA
Início e fim: Largo das Festas, Porto de Vacas, Pampilhosa da Serra
Coordenadas: 40.083400, -7.785233
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
DOCUMENTAÇÃO:
Folheto informativo: fazer download.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de turismo da Pampilhosa da Serra: 235 590 323
GNR (Pampilhosa da Serra): 235 590 100
Bombeiros Voluntários da Pampilhosa da Serra: 235 590 100
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.