O início da Rota do Carvalho Cerquinho percorre o Parque Verde do Nabão até à nascente do rio Nabão. É então que se começa a subir a serra, inicialmente por um trilho de pé posto exclusivamente pedestre e de BTT, com uma densa vegetação mediterrânica e sempre à sombra. Quando este trilho termina, o percurso segue pelo caminho da direita até às aldeias de Casal Viegas, Lagoa e Ameixieira.
Continuando para sul, contorna-se a Serra da Ameixieira e o Casal Soeiro, subindo gradualmente e passando acima das aldeias de Ribeirinho e Casal Soeiro, até que se alcança o topo da Serra do Anjo da Guarda (parque eólico, miradouro e moinhos de vento).
Este local é muito interessante, quer do ponto de vista natural e paisagístico, quer a nível cultural. É aqui que se realiza o Programa do Ciclo do Pão, promovido pelo Município de Ansião.
Continuando para a Portela de S. Lourenço (a Sul) e Alvaiázere, rapidamente entramos no troço coincidente com a Grande Rota de Alvaiázere (GR35) e o PR2 AVZ – Encantos do Vale da Mata.
Juntos, estes dois trilhos percorrem o lado Este da Serra de Ariques, passando acima da aldeia de Marzugueira e contornando a Serra de Alvaiázere pelo lado Norte, acima da aldeia da Porta, em direção ao centro da vila de Alvaiázere.
NOTA: O percurso é de dificuldade elevada dados os 22km de extensão e os 704 metros de desnível positivo acumulado. É feito em total autonomia (não existe qualquer mercearia, café ou restaurante no caminho). Certifique-se que leva consigo água e mantimentos suficientes.
Em dias de sol é essencial o uso de protetor solar e boné. No inverno pode ser importante umbom agasalho.
Fonte e fotografias Terras de Sicó. Junho 2024.
ROTA
Início e fim: Parque Verde do Nabão | Câmara Municipal de Alvaiázere.
Coordenadas: 39.914867, -8.438702 | 39.825301, -8.382780
Épocas aconselhadas: outono, inverno e primavera.
DOCUMENTAÇÃO
Folheto informativo: aceder aqui.
CONTACTOS ÚTEIS
Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó: 236 912 113/4
GNR (Ansião): 236 670 609
Bombeiros Voluntários de Ansião: 236 670 600
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.