O Centro de BTT da Serra da Gardunha é composto por 8 rotas, com 4 níveis de dificuldade identificados por cores, num total de 250 km, tendo 2 rotas de entrada ligadas entre si.

A norte, situado junto ao Parque de Campismo do Fundão, tem-se acesso a 4 percursos de dificuldades moderada a muito difícil e, sensivelmente a 1,5km desta localização, acesso a outro com início e fim em Aldeia de Joanes.

A sul, junto ao Largo Egas Moniz, no Louriçal do Campo, partem os restantes percursos, que ligam esta porta ao alto da Gardunha, situado a 1227m de altitude, Sr.ª da Orada, São Vicente da Beira, barragem de Santa Águeda e vila de Soalheira.

Ao longo dos seus 10547 hectares, a Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha proporciona ótimas condições para a prática de desportos de natureza como o pedestrianismo, BTT, escalada e parapente.

Com uma geomorfologia e litologia particulares, caracterizadas por afloramentos graníticos, alguns dos quais com elevado valor geológico, como são os casos do bloco de ‘Fraturação Poligonal’, o ‘Bloco Fendido’, os ‘Blocos Residuais’ e alguns ‘Tor’, existentes nas zonas do Castelo Velho, a serra possui uma elevada diversidade biológica e vários endemismos.

Na vertente norte pautam os soutos e carvalhais, e é frequente a presença da abrótea (Asphodelus bento-rainhae), espécie endémica da Gardunha. Já na vertente sul são abundantes os urzais, estevais e comunidades de caldoneira (Echinospartum ibericum), um endemismo ibérico. Destaque também para as florestas aluviais residuais Alnion glutinoso-incanae e a abundância de nascentes que dão origem a inúmeros riachos.

É frequente o avistamento de aves de rapina e perdizes, várias espécies de répteis e de mamíferos de pequeno porte. Um deles é a fuinha (Martes foina), popularmente conhecida por 'gardunha'.

As nossas etapas

P2 - Fundão (Azul)

Saiba mais

P3 - Fundão (Vermelho)

Saiba mais

P4 - Gardunha (Vermelho)

Saiba mais

P5 - Gardunha (Preto)

Saiba mais

P6 - Louriçal (Verde)

Saiba mais

P7 - Louriçal (Azul)

Saiba mais

P8 - Louriçal (Vermelho)

Saiba mais