A Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas assenta na valorização e consolidação da marca associada ao foco temático do Turismo de Natureza nas áreas classificadas da Região Centro, visando nomeadamente operar sobre a capacidade de inovação deste recurso na diferenciação da oferta regional, na criação de postos de trabalho e reforço do empreendedorismo na região.
O selo iNature é uma marca qualificadora que representa uma vantagem competitiva do território, pela articulação entre agentes na dinamização da oferta temática, no reforço da capacidade de atração e na organização de ações transversais com reforçado potencial de sucesso.
Territorialmente, a iNature congrega os principais territórios de elevado potencial natural da Região Centro
A rede constituída por estas unidades territoriais define uma estratégia integrada de ações que visam capacitar o território regional para atividades de pedestrianismo, BTT, montanhismo e birdwatching, entre outras na dinamização do potencial intrínseco dos recursos endógenos deste território para a afirmação de uma oferta de excelência no domínio de Turismo de Natureza correspondente às tendências e motivações que definem o mercado de procura turística.
iNATURE, A MINHA NATUREZA
Um destiNo de Turismo de Natureza definido por uma rede de 12 territórios da Região Centro de Portugal, onde a descoberta de montanhas, rios e aldeias, nos proporciona experiências iNesquecíveis.
Uma região onde se concentra a maior densidade de património natural classificado do país, numa fronteira diversa entre Norte e Sul, entre Portugal e Espanha, na convergência entre paisagem atlântica e mediterrânea.
Uma rede que se aventura nas Grandes Rotas, nos percursos pedestres e de BTT, que se detém na observação de aves e de um património geológico único, com um calendário de animação que se prolonga pelas estações do ano e que se envolve com a identidade cultural e autêntica das suas gentes.
Um horizonte aberto onde a transumância dos pastores e dos rebanhos se cruza com a Arte na paisagem, num território diverso que resiste e recupera, na defesa do equilíbrio sustentável entre Homem e Natureza, da sua biodiversidade e das práticas ancestrais de preservação da paisagem e dos seus múltiplos usos.
Uma diversidade de ambientes naturais que propõe a pureza do ar e das águas minerais, os sabores intemporais da gastronomia tradicional e as práticas de uma ruralidade quotidiana que procura o equilíbrio do Homem com a Natureza.
Uma plataforma de cooperação, entre parceiros públicos e privados unidos numa raiz comum, disposta a contribuir para a definição de um modelo de gestão das áreas naturais classificadas, sustentável e participado, que valorize ambiental, social e economicamente estes territórios, construindo pontes que ligam o passado ao presente.
Um destiNo onde a inovação e a sustentabilidade seguem no mesmo trilho.
A EEC PROVERE iNature enquadra-se nas abordagens territoriais promovidas no âmbito do CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro numa ampla filosofia de intervenção que integra enquanto "estratégia de valorização económica de base territorial dirigido especificamente para espaços de baixa densidade, tem por objetivo fomentar a sua competitividade através da dinamização de atividades de base económica inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos endógenos, tendencialmente inimitáveis do território."
Num modelo de plataforma colaborativa que integra entidades públicas de nível local, movimento associativo e parceiros privados, as iniciativas PROVERE privilegiam o fomento da cultura e da prática da parceria e do trabalho em rede.
Para além da rede iNature, o CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro enquadra igualmente as restantes iniciativas PROVERE:
Ser iNature é…
01 | Preparar a viagem, recolhendo informação sobre o destino
02 | Viajar em meios de transporte amigos do ambiente
03 | Escolher estabelecimentos com consciência ecológica
04 | Respeitar o património e comunidade local
05 | Explorar o território a pé ou de bicicleta
06 | Preservar os habitats e a biodiversidade
07 | Seguir as indicações e regras de segurança ao longo dos percursos
08 | Comunicar qualquer dano contra a Natureza
09 | Reduzir a pegada ecológica de cada viagem
10 | Preferir refeições, recordações e produtos locais
11 | Registar os melhores momentos da viagem
12 | Partilhar a experiência e passar a palavra!