ENTREVISTA ANNE RABES E KARIN KRAFT,
A ciência da Terapia de Floresta

A Drª. Anne Rabes e a Profª. Karin Kraft são duas das maiores especialistas alemãs na área da Terapia Florestal. Anne é gestora do projeto "International Certification Body Healing Forest", no BioCon Valley GmbH, um cluster industrial para a área da saúde, sediado na cidade de Rostock, Mecklenburg-Vorpommern. Neste estado federal, já existe legislação que estabelece o que é uma floresta curativa e quais as diferenças destas para uma floresta recreativa e, na universidade de medicina local, trabalha-se para fundamentar cientificamente uma nova corrente da saúde, a medicina florestal. É neste campo que atua Karin, professora de medicina complementar da universidade de medicina de Rostock. Em entrevista conjunta ao iNature, as duas investigadoras falam do seu trabalho, explicam o conceito de floresta curativa, porque a exposição à floresta pode ser boa para a saúde humana, quais as patologias que podem beneficiar da medicina florestal e o trabalho que estão a fazer com parceiros portugueses para criar e certificar florestas nacionais para a prática de Terapia de Floresta. Ambas reconhecem que há ainda um longo percurso a fazer em matéria de investigação científica, profissionalização dos terapeutas e certificação das florestas, mas há uma ideia cada vez mais evidente e sólida: a natureza cura.

Profª. Drª. Karin Kraft, é uma cientista e especialista no campo da medicina natural que defende há vários anos a profissionalização da Terapia de Floresta. Qual é o potencial da floresta para a saúde das pessoas?
A floresta oferece um enorme potencial para a saúde humana, desde bem-estar e recreação, prevenção e promoção da saúde, a terapia e reabilitação de doenças. A floresta tem um ambiente nitidamente promotor da saúde. Isto, porque o ar puro e a elevada humidade têm um efeito positivo na nossa saúde. Um dos exemplos mais apontados é o alívio do aparelho respiratório. Mas há mais. Os estímulos sensoriais típicos da floresta, como o canto dos pássaros ou o cheiro da diversidade da flora, têm um efeito geral relaxante, e a luz suave e o predomínio dos tons verdes promovem a redução do stress e levantam o ânimo. Além disso, a floresta incentiva o movimento, o que promove as habilidades motoras.

Vários estudos demonstraram já que a estadia na floresta promove o descanso e o relaxamento,
diminui o stress, melhora a saúde cardiovascular e tem um efeito positivo no sistema imunológico. 

Há estudos científicos que sustentem estes benefícios?
Na última década, o efeito da floresta na promoção da saúde tem atraído uma atenção crescente por parte da comunidade científica internacional. Vários estudos, alguns deles controlados, principalmente na Ásia, mostram que passar tempo na floresta promove o descanso e o relaxamento e tem efeitos positivos no corpo e na mente. Os resultados relativos à redução do stress merecem destaque. Ao passar algum tempo na floresta, a atividade do sistema nervoso parassimpático, conhecido por ser importante para o relaxamento, aumenta significativamente. Ao mesmo tempo, os níveis de hormonas do stress, como o cortisol, diminuem. Além dos efeitos positivos sobre a saúde mental, por exemplo, em pessoas com transtornos leves de ansiedade, há evidências claras de um efeito de promoção da saúde no sistema cardiovascular, já que passar tempo na floresta leva a uma redução significativa na pressão arterial. Além disso, há evidências de que o sistema imunológico é influenciado favoravelmente pela permanência na floresta. Estudos vindos do Japão mostram que o número de certas células do sistema imunológico (células assassinas naturais) aumenta após uma permanência mais longa na floresta. Se isso também fortalece o sistema imunológico a longo prazo, ainda não foi provado, assim como durante quanto tempo e com que frequência essas estadias se devem fazer.

Como se pode usar a floresta na melhoria da nossa saúde?
O uso da "farmácia verde" está disponível a todos. No entanto, para aproveitar ao máximo o potencial da floresta na nossa saúde, é recomendada a orientação por especialistas treinados. Essas ofertas de saúde com base na floresta são descritas e comercializadas em vários termos, como Banho de Floresta, Terapia de Floresta ou Medicina Florestal. Existem ofertas de Terapia de Floresta em Portugal e em alguns outros países, como é o caso aqui, na Alemanha. No estado federal de Mecklenburg-Vorpommern, foi desenvolvido um programa certificado de educação contínua que permite aos terapeutas qualificados acompanhar pacientes com várias doenças na prática de Terapia de Floresta, especialmente nas “florestas de cura” ou curativas.

Drª. Anne, depois vai ter que explicar o que são “florestas de cura” mas, continuando... Profª. Drª. Karin Kraft, qual é a diferença entre fazer Terapia de Floresta e fazer uma caminhada na floresta?
As Terapias de Floresta promovem o efeito de melhoria da saúde do corpo e da mente, fazendo a distinção entre prevenção e terapêutica. Esta última é especificamente aplicada ao tratamento de doenças, de preferência em florestas curativas especialmente projetadas para esta prática. É muito importante que o tratamento seja adequado à doença e à resiliência individual do paciente. Um passeio na floresta nunca pode ser uma aplicação terapêutica, mas apenas uma medida lúdica individual. 

Quais os quadros clínicos para os quais a Terapia de Floresta é mais adequada ou recomendada?
A Terapia de Floresta é particularmente adequada para o tratamento de doenças do trato respiratório e do sistema músculo-esquelético, para doenças psicossomáticas tais como burnout, insónias, distúrbios de ansiedade ou depressão, estados de exaustão, doenças cardiovasculares e para recuperação após doenças tumorais.

Mas como é que a floresta se pode tornar um agente terapêutico contra essas patologias?  
Aqui posso dar alguns exemplos. O objetivo da terapia florestal no campo das doenças respiratórias é melhorar a capacidade pulmonar. A alta qualidade do ar na floresta o ano todo tem um efeito positivo nas alterações inflamatórias do trato respiratório. Para pacientes moderada ou gravemente doentes, variações menores de temperatura são vantajosas em relação aos ambientes sem floresta. O clima ameno estimulante da floresta em combinação com a ginástica respiratória também pode melhorar a coordenação dos músculos respiratórios e o estado geral da condição física. Da mesma forma, a Terapia de Floresta pode ser útil no tratamento de doenças inflamatórias e degenerativas do sistema músculo-esquelético. Doenças neurológicas como a doença de Parkinson ou esclerose múltipla avançada levam a distúrbios de equilíbrio e coordenação e limitam a mobilidade geral. O solo macio e irregular da floresta é particularmente adequado para treinar o equilíbrio. Depois, as várias impressões na floresta também distraem os pacientes da dor e do medo de cair, o que tem um efeito positivo no treino. 

Uma floresta curativa deve atender a uma série de critérios, que devem ser verificados por especialistas independentes de silvicultura, medicina e terapia na forma de inspeção local. Se cumpridos os critérios, a certificação é atribuída pelo International Certification Body for Healing Forest".

Há pouco a Profª. Drª. Kraft usou o termo "floresta de cura”. Drª. Rabes, pode explicar o que é uma floresta curativa e quais as diferenças desta para uma floresta normal?
Florestas terapêuticas são áreas florestais destinadas ao uso terapêutico para indicações médicas específicas. Uma floresta curativa é comprovadamente adequada para o tratamento de doenças. Para isso, a floresta deve atender a uma série de critérios, que devem ser verificados. Isso pode ser feito na forma do "Internacional Certification Body for Healing Forest". Os critérios são verificados por especialistas independentes de silvicultura, medicina e terapia na forma de inspeção local. Desta forma, podemos garantir que uma floresta certificada é de alta qualidade para manter a saúde e tornar as pessoas saudáveis. 

Mas com que base é que se atesta que uma floresta é adequada à classificação de floresta curativa?
O estado federal alemão de Mecklenburg-Vorpommern é pioneiro no campo do uso terapêutico de florestas. As atividades para este tema promissor remontam a uma emenda da lei florestal estadual em 2011. Desde então, foi possível em Mecklenburg-Vorpommern classificar legalmente uma floresta curativa além da floresta recreativa clássica por meio de uma portaria do Ministério do Meio Ambiente. Atualmente, isso está a resultar na criação de inúmeras florestas de cura - principalmente a partir da primeira designação de uma floresta de cura na Europa em 2017, em Heringsdorf (foto). A base do caminho para designar uma floresta curativa é a correspondência conceptual de utilização para uma indicação específica, bem como o parecer de especialistas em silvicultura e terapêutica medicinal. As avaliações são preparadas por especialistas independentes. Esse procedimento garante que os padrões de alta qualidade sejam mantidos e que o utilizador tenha a certeza de que tal floresta tem um efeito preventivo e, para certas doenças, paliativo ou até curativo.

O estado federal alemão de Mecklenburg-Vorpommern e a BioCon Valley GmbH têm mantido relações intensas com Portugal desde 2015, especialmente com a Região Centro e Coimbra, no sentido de desenvolver um conjunto de florestas medicinais em Portugal.

Pode apontar outras florestas na Europa certificadas como florestas curativas?
A designação oficial de florestas curativas só é possível se for fundamentada por lei. Para permitir que as partes interessadas fora de Mecklenburg-Vorpommern criem florestas curativas com base em padrões uniformes globalmente fundados cientificamente, criamos o "International Certification Body Healing Forest". É uma instituição da BioCon Valley GmbH, a rede da indústria de saúde de Mecklenburg-Vorpommern. Aliás, posso adiantar que o estado federal e a BioCon Valley GmbH têm mantido relações intensas com Portugal desde 2015, especialmente com a Região Centro e Coimbra para estabelecer um acordo de parceria que prevê o desenvolvimento conjunto de florestas medicinais em Portugal.

Quais são os objetivos do "Organismo Internacional de Certificação de Florestas Medicinais"? 
Percebemos que as atividades aqui em Mecklenburg-Vorpommern estão a atrair grande interesse internacional e gostaríamos de apoiar os proprietários florestais interessados ​​no desenvolvimento de florestas curativas de acordo com os critérios por nós desenvolvidos. O objetivo é estabelecer e manter padrões internacionalmente uniformes. O certificado de floresta curativa representa uma promessa de qualidade para o utilizador e cria confiança no profissionalismo da oferta. O organismo de certificação é financiado pelo governo de Mecklenburg-Vorpommern como parte de um projeto e implementado pela BioCon Valley GmbH, que também coordena as atividades da "International Society of Forest Therapy" há três anos, organismo de que a Região Centro de Portugal é também membro, e bastante empenhado, digamos por sinal.   

Qual é a missão da "International Society of Forest Therapy"?
A "International Society of Forest Therapy" (ISFT) agrupa os atores e o know-how no campo da terapia florestal de cura. Os objetivos da sociedade são o desenvolvimento e o estabelecimento de padrões, a transferência de experiência e a promoção de pesquisas baseadas em evidências. A fim de fortalecer ainda mais a rede dentro do universo de especialistas, é organizado anualmente um congresso internacional sobre o tema "Florestas e o seu potencial para a saúde". O primeiro ocorreu em Mecklenburg-Vorpommern. Infelizmente, o congresso do ano passado foi cancelado devido á pandemia. Mas estamos ansiosos por começar a planear o 4º. congresso “As Florestas e o seu Potencial para a Saúde” que será realizado em Portugal, em conjunto com os nossos parceiros portugueses.

Quando e onde acontecerá o congresso?
O congresso terá lugar na Mata do Bussaco no "Grande Hotel de Luso" e está previsto para os dias 30 de março a 2 de abril de 2022. Penso que não se pode desejar um local melhor para a realização de um congresso florestal. Acreditamos que poderá acontecer presencialmente e estamos ansiosos para rever velhos conhecidos e fazer novos contatos. Um dos pontos principais do congresso será o estado atual da pesquisa na área da Terapia de Floresta. Como mencionado no início, o efeito positivo da floresta em pessoas saudáveis ​​está relativamente bem documentado, mas ainda há muito trabalho a ser feito com pacientes. Por exemplo, não está totalmente claro qual a "dose" de Terapia de Floresta que funciona melhor ou por quanto tempo dura o efeito. Em todo o mundo, há atualmente um interesse crescente pelos temas de natureza e sustentabilidade o que é, do nosso ponto de vista, um desenvolvimento muito positivo. Gostaríamos de agarrar neste interesse e informar as pessoas sobre os efeitos da floresta na melhoria da saúde, bem como sobre outras pesquisas baseadas em evidências científicas neste campo.

© iNature