Caminhada pela Grande Rota do Vale do Côa7 PASSOS PARA UMA CAMINHADA SEGURA

Planear, comunicar e respeitar são os princípios fundamentais de uma caminhada segura na natureza.

 

1 - INFORMAÇÃO

Antes de começar procure saber as características do percurso – a distância, a duração, o nível de dificuldade e o tipo de terreno. Aqui encontrará a informação fundamental que procura, mas, antes de começar, contacte o Posto de Turismo local para apurar as condições e o estado da sinalização e dos equipamentos do percurso. Faça download de uma aplicação com o mapa dos percursos. Existem muitas e são bastante práticas, mas não confie totalmente na tecnologia. Leve também um mapa de papel e o contacto das autoridades locais. Geralmente, o folheto informativo da rota tem todas estas informações.

2 - EQUIPAMENTO

Consulte o estado do tempo e leve roupa confortável e adequada à estação do ano e ao estado do terreno. Deve levar água, alguns alimentos energéticos, telemóvel – verifique a bateria –, um saco para o lixo e um kit básico de primeiros socorros. E, claro, sentidos despertos e boa disposição.

Caminhada pela Serra da Estrela3 - COMPANHIA

Além de ser mais gratificante é mais seguro ir acompanhado. No entanto, se gosta de caminhar sozinho, avise alguém que vai fazer a caminhada, qual o percurso pedestre que vai fazer e quanto tempo estima demorar. No final, avise que terminou a caminhada e conte-lhe as aventuras que experienciou.

4 - SIGA A SINALIZAÇÃO

Sair do trilho assinalado pode levar a riscos desnecessários. Os percursos pedestres têm uma sinalização própria homologada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal caracterizada por uma simbologia de traços vermelhos e amarelos.

Caminhada Serras de Aire e Candeeiros5 - RESPEITE A NATUREZA

É natural que fique encantado com o que vê, mas as áreas classificadas são ecossistemas frágeis. Não colha plantas e não se aproxime ou perturbe os animais que encontrar. Se avistar alguma perturbação à fauna e flora locais durante a caminhada, comunique-a às autoridades.

6 - VALORES LOCAIS

Se encontrar algum habitante local, seja simpático. Os habitantes locais e as suas tradições são parte integrante da identidade e do valor do território que está a visitar, e são um elemento enriquecedor da experiência. Respeite as pessoas e a propriedade privada.

7 - PARTILHE A AVENTURA

Tire muitas fotografias e, quando terminar, partilhe a experiência nas redes sociais. Ao fazê-lo estará a contribuir para a divulgação, valorização e preservação do património natural que acabou de desfrutar, e a fazer inveja a muitos dos seus amigos e conhecidos.

Conheça os percursos pedestres e as caminhadas que pode fazer nas 12 Áreas Classificadas do Centro de Portugal aqui.

@iNature. Caminhada em Segurança.