EMPREENDEDORISMO
Call Turismo +Crescimento
Linha de investimento da Portugal Ventures para projetos que contribuam para:
- Aumentar a competitividade da oferta turística do país;
- Melhorar a experiência do turista em Portugal;
- Promover a eficiência das empresas do setor.
Investimento entre 150 mil e 1,5 milhões de euros por projeto.
São elegíveis projetos:
- Em operações de capitalização de empresas indutoras de crescimento da atividade turística, através de projetos de expansão, internacionalização ou de melhoria da competitividade e que já tenham iniciado a produção/comercialização dos seus produtos/serviços;
- Em operações de Build Up com o objetivo de mitigar a atomização do setor, mediante processos de fusão e consolidação de empresas, através de modelos de intervenção que permitam, numa lógica de capital de risco, agregar funções de back-office (financeira, compras, gestão de recursos humanos) e de criação de sinergias comerciais, ainda que com graus de autonomia de negócio relevante.
Serão privilegiados os projetos que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando soluções que promovam a desmaterialização de processos e serviços, reciclagem, reutilização e redução de resíduos, integração de energias limpas, eficiência energética, eficiência hídrica e mobilidade inteligente, bem como os localizados nos territórios de baixa densidade.
Candidaturas até 2 de junho.
Características, documentação e mais informações AQUI.
Venture Capital - Programa de Co-investimento Deal_by_Deal
Estão abertas as candidaturas ao Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal, do Banco Português do Fomento (BPF), com 200 milhões de euros de dotação e que se destina a efetuar operações de investimento/financiamento direto em empresas, em coinvestimento com investidores privados, com vista a alcançar os seguintes objetivos, não necessariamente cumulativos:
- fomentar a constituição de novas empresas e/ou capitalização empresarial
- promover a entrada em mercado e o crescimento/expansão de empresas viáveis
- reforçar a solvência das empresas
- apoiar a consolidação empresarial
- promover a resiliência financeira do tecido económico português
Beneficiários: Empresas não financeiras, prioritariamente nas fases de arranque (pré-seed, seed, start-up, later stage venture – séries A, B e C, ou scale-up), que desenvolvam atividade em território nacional e que cumpram as condições de elegibilidade constantes na Ficha de Produto que se encontra disponível para download no final desta página.
Mais informação AQUI.
Empreende XXI
Medida de apoio à criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais por jovens à procura do primeiro emprego e desempregados inscritos no IEFP. Apoia a criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais, num montante até 85% do total elegível, 40% via subsídio não reembolsável e 45% via empréstimo sem juros. Os restantes 15% deverão ser assegurados por capitais próprios. O apoio do IEFP não pode exceder os 200 mil euros.
Para garantir o adequado suporte às candidaturas e projetos dos promotores, este programa envolve também as incubadoras que te poderão apoiar no desenho da tua candidatura e prestar mentoria e consultoria especializada durante o desenvolvimento do projeto.
Candidaturas e mais informação AQUI.