Uma curta viagem pela Estrada Nacional 2 ou por outra menos emblemática estrada nacional de Portugal permite ver a tendência. Há cada vez mais autocaravanas a rolar pelas estradas portuguesas, uma tendência que foi acentuada pelo contexto pandémico em 2020, mas que veio para ficar.
Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), as vendas de autocaravanas em 2021 aumentaram 24% em relação ao ano anterior e de acordo com um estudo da plataforma OLX, em 2022, a procura por caravanas, autocaravanas e serviços relacionados registou um incremento de 22%. O estudo indicou ainda que 69% dos consumidores está disponível para gozar férias numa caravana ou autocaravana.
A tendência deste segmento de turismo é também evidenciada pelo aumento e crescimento de empresas de aluguer de autocaravanas como a Indie Campers e a Yescapa, cujo volume de negócios tem aumentado anualmente a taxas de dois dígitos. “A possibilidade de alugar uma caravana ou autocaravana é uma opção viável para 66% dos inquiridos, sendo que 34% considera que a compra de um veículo desta tipologia traz mais benefícios”, lê-se no estudo da OLX.
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Mas a tendência não é apenas nacional. Segundo a Morder Intelligence, "o aumento das atividades de viagem e os benefícios de custo oferecidos em relação a outros modos de viagem estão a incentivar as pessoas a comprar veículos recreativos". A empresa de estudos de mercado estima que o valor deste segmento de turismo ascenda a 70,4 mil milhões de euros, o que representa uma taxa anual de crescimeto de 7,7% face ao valor do mercado em 2022.
Entre os mercados de maior crescimento está o europeu. Em países doi centro da Europa como Alemanha e França, o autocaravanismo é cultural e muitos desses "turistas sobre rodas" vêm parar a Portugal. Aliás, apesar da tendência crescente deste segmento turístico a nível nacional, a maioria das autocaravanas a circular nas estradas portuguesas têm matrícula estrangeira.
“O autocaravanismo em Portugal, um segmento em franco crescimento também no resto da Europa, é praticado essencialmente por estrangeiros (80%), na sua maioria alemães, franceses e espanhóis, reformados e apreciadores da cultura e gastronomia dos destinos que visitam, bem como do comércio local", refere o Turismo de Portugal no seu website.
Os adeptos do autocaravanismo são diferentes dos turistas ditos normais em muitos aspetos. Embora tenham mais apetência pelas localidades costeiras, segundo o Turismo de Portugal, dão preferência a locais mais reconditos e menos frequentados, contribuindo para diversificação geográfica do turismo. Mas não só.
A grande força deste segmento é o seu valor no combate à sazonalidade, o que o torna numa oportunidade para as geografias do país mais afetadas pela quebra de visitantes nas épocas baixas. "Os autocaravanistas que nos visitam preferem viajar nas épocas média e baixa, representando um contributo positivo para diminuir a sazonalidade nos destinos", adianta o Turismo de Portugal. E, os chamados "nómadas digitais", também são adeptos desta modalidade de turismo itenerante.
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O Turismo de Portugal desenvolveu o Programa de Ação para o Autocaravanismo Responsável, com o objetivo de dar resposta à procura crescente desta modalidade, mas também fomentar a adoção de medidas adequadas à harmonização da sua prática com as exigências ambientais, de saúde pública, de ordenamento do território e da viação terrestre.
Entre estas está o desenvolvimento de uma rede de Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA) e a criação de uma plataforma única de informação em colaboração com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, a Outdoor Routes Portugal -, através da qual será possível monitorizar em tempo real a ocupação de rede e fazer reservas, por exemplo.