Mais uma vez, este ano a Geo2Go brinda-nos com um calendário de atividades diversificado nas tipologias e nas geografias. Desde a Serra da Estrela à Serra da Freita, passando pelo Bussaco, Sicó e Serra do Caramulo, são muitas as opções para experimentar e viver a natureza. Tome nota:
Buracas do Casmilo, Serra de Sicó.
Tipo Caminhada Dia 30 Março | Horas das 9 às 13 horas | Onde Serra de Sicó
É bem provável que já tenha ouvido falar nas Buracas do Casmilo, mas é mais provável ainda que nunca lá tenha ido. Esta caminhada é uma oportunidade para contrariar as estatísticas.
Ao longo de 12 a 17 km, a distância estimada do trilho, poderá contemplar um território perfumado pelo funcho e colorido pelo cardo em tela do calcário branco, que tem na aridez parte da sua beleza. Arrisque e vá conhecer a terra do Queijo do Rabaçal.
Mais informações e inscrições aqui.
Um percurso tão belo quanto desafiante.
Tipo Caminhada Dia 6 abril | Horas das 9 às 15 horas | Onde Serra do Caramulo
Um passeio pedestre por bosques de carvalhos, montanhas rochosas e paisagens agrícolas salpicadas por aldeias remotas cortadas por calçadas centenárias. Uma imersão na lendária Serra do Caramulo, a não perder.
O percurso tem entre 15 e 17 km de extensão e um nível de dificuldade moderada devido aos cerca de 700 metros de desnível.
Mais informações e inscrições aqui.
Miradouro de São Pedro Velho, Serra da Freita.
Tipo Caminhada Dia 12 abril | Horas das 14 às 20 horas | Onde Serra da Freita, Geoparque de Arouca
Uma caminhada por vários geossítios do Geoparque de Arpouca que leva os caminheiros até ao miradouro de São Pedro Velho, ponto mais elevado da Serra da Freita, a 1100 metros de altitude, de onde se pode vislumbrar toda a costa oceânica da Ria de Aveiro e a aldeia de Albergaria da Serra.
É um percurso com 12 km de extensão que demora cerca de 5 horas a terminar e tem um, grau de dificuldade moderado. Mas, acredite, a vista no final compensa.
Mais informações e inscrições aqui.
Uma experiência genuína com petisco no final.
Tipo Caminhada Dia 26 abril | Horas das 9:30 às 12 horas | Onde Serra da Bidoeiro (V.N. Poiares)
Uma caminhada guiada por um rebanho da Serra do Bidoeiro acompanhada pelo conhecimemto do pastor. Uma experiência genuína que termina com os caminhantes a fazer queijo de cabra e uma degustação de produtos locais.
Estima-se que o percuros tenha entre 2 a 5 km e demore cerca de 7 horas a fazer. Tem um grau de dificuldade baixo.
Mais informações e inscrições aqui.
Nota: Esta atividade repete-se a 5 de outubro. Reserve já a sua presença.
Flecha da Mizarela, Serra da Freita.
Tipo Caminhada Dia 17 maio | Horas das 15:30 às 19 horas | Onde Serra da Freita, Arouca
Um passeio até à aldeia de Albergaria da Serra, em plena Serra da Freita, para ir ao encontro da maior cascata de Portugal Continental, a Flecha da Mizarela. É um fenómeno de grande beleza originado pelo encontro das águas do rio Caima com uma grande falha geológica, que origina uma queda de água com mais de 60 metros de altitude.
é um pequeno percurso com cerca de 5 km de extensão com grau de dificuldade elevado, que demora 3:30 horas a fazer.
Mais informações e inscrições aqui.
Gaios. Um trilho muito fotogénico.
Tipo Caminhada Dia 25 maio | Horas das 9:30 às 17 horas | Onde Vale do Gaios, Tábua.
O Trilho dos Gaios é uma verdadeira experiência de harmonia entre a natureza e a ocupação humana, Rico em miradouros, bosques e penedos, este vale é um local de excelência para contemplar as belas e diferentes paisagens de acordo com a época do ano.
O Trilho dos Gaios tem aproximadamente 7 km de extensão e faz-se em cerca de 7 horas de caminhada. É um trilho com um grau de dificuldade baixo.
Mais informações e inscrições aqui.
Nascer do sol no topo da Serra do BUssaco.
Tipo Caminhada Dia 8 junho | Horas das 4 às 9 horas | Onde Serra do Bussaco, Luso.
É uma experiência diferente que promete não deixar niguém indiferente. A caminhada consiste num percurso pelos frondosos bosques da Serra do Bussaco até ao miradouro da Cruz Alta, onde se poderá apreciar o reflexo do sol no mar e, do lado oposto, os picos da Serra da Estrela.
Apreciar os primeiros raios a "percorrer" toda a região das Beiras, junto ao solstício de verão, é uma experiência única e inigualável!
O percurso tem 10 km de extensão, um grau de dificuldade moderado e demora cerca de 6 horas a percorrer.
Mais informações e inscrições aqui.
NOTA: Esta experiência tem repetição marcada para dia 22 de junho. Reserve já o seu lugar.
Fonte e fotos Geo2Go | março 2025.