ATENÇÃO: A GR45 - Grande Rota do Vale do Côa encontra-se em trabalhos de requalificação e reestruturação de etapas. Antes da sua viagem, confirme connosco as alternativas validadas.

Esta etapa inicia na aldeia de Castelo Mendo. A descida até à GRVC é feita por caminhos agrícolas e florestais, em trilho não marcado (1,7 km). Alcançada a GRVC, o trilho segue ao longo da encosta, com Côa abaixo, do lado direito do trilho. Esta secção é em parte coincidente com estrada, até à capela de São Roque. Nesta zona, existe um desvio não marcado de acesso à aldeia de Castelo Bom (2,8 km). O traçado continua por zonas de mata e bosques, ora mais próximo do rio, ora subido a encosta para ultrapassar zonas mais escarpadas, até chegar ao pontão Manuel José, onde atravessa o rio Côa. Neste ponto existe um desvio não marcado de acesso à aldeia de Aldeia Nova (3,0 km) e um desvio Equestre, que evita zonas pedregosas da etapa (Desvio Equestre Aldeia Nova). Já na margem direita do rio, a GRVC segue em direcção a Almeida, atravessando zonas de bosque, quintas e uma barragem.

Ao chegar à EN340, a GRVC cruza-se com a GR Aldeias Históricas (GR22). Neste ponto é possível optar por seguir a GRVC pela rota Este, até Almeida, ou pela Rota Oeste, até Valverde. O trilho Este sobe finalmente à vila de Almeida, passando no Convento do Senhor da Barca e entrando na fortaleza pelas portas duplas de Santo António. A partir deste ponto o acesso a Almeida faz-se dentro da vila por desvio não marcado (546 m). A etapa termina junto à Câmara Municipal de Almeida.

25,1 Km Distância
300min Duração
554m Altitude Min.
756m Altitude Max.
Muito difícil Dificuldade