O nome deste percurso deve-se a um fenómeno geológico caracterizado por um enorme abatimento da crosta terrestre entre as localidades de Chão das Pias e Alcaria, que faz lembrar um anfiteatro. Embora ímpar, esta obra natural é apenas mais uma somada às grutas e outras curiosidades geológicas dos solos ocos das Serras D’Aire e Candeeiros.
Na zona na várzea, num vale de oliveiras, circundado pela Serra de Ladeiras, Pena de Águia e Cabeço Raposeiro, é possível observar duas nascentes e duas cascatas que, ao longo de milhares de anos, com a ajuda da erosão provocada pelas águas deram origem a um geossítio impressionante. Dentro da Fórnea, é possível entrar na Cova Velha, uma cavidade com mais uma das nascentes que alimentam o Ribeiro da Fórnea.

 

ROTA

Início e fim: Café da Bica, Alcaria.

Coordenadas: 39.569035, -8.794634

Épocas aconselhadas: Todo o ano. 

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: N.d.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Porto de Mós:244 491 323

GNR (Porto de Mós):244 480 080

Bombeiros Voluntários de Porto de Mós: 244 491 115

1,9Km Distância
Linear Tipo
1h Duração
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.