É um pequeno percurso em torno das Termas de Monfortinho, ideal para um relaxante passeio em contacto com a natureza. Inicia-se próximo do Posto de Turismo e segue na direção do Rio Erges. Nos primeiros metros, o caminho é comum ao da GR12 E7 - Rota da Idanha, que faz parte do percurso pedestre transeuropeu que tem início na Torre Vasco da Gama, em Lisboa, e termina na cidade romena de Constanza, nas costas do Mar Negro. Chegado ao rio, o caminho segue pela margem direita, passando pelas traseiras do Hotel Fonte Santa, pelos jardins do Balneário termal, até chegar ao miradouro da Serra do Cancho, onde é possível ter uma visão do casario do complexo termal e sobre a várzea raiana. Deste miradouro inicia-se uma suave descida pautada por uma verdejante vegetação mediterrânica até chegar ao ponto de partida.
A Rota do Erges pode-se fazer todo ano. Todavia, deve dar-se preferência às estações da primavera e outono dadas as elevadas temperaturas sentidas na região durante o verão e o inverso no inverno. Com um grau de dificuldade baixo é um percurso acessível até aos caminhantes menos experientes.

    ROTA

    Início e fim: Posto de Turismo das Termas de Monfortinho, Idanha-a-Nova.

    Coordenadas: 39.998637, -6.878043

    Épocas aconselhadas: Todo o ano. 

    DOCUMENTAÇÃO

    Folheto informativo: aqui.

    CONTACTOS ÚTEIS

    Posto de Turismo de Idanha-a-Nova: 277 201 023

    GNR (Idanha-a-Nova): 277 200 050

    Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova: 277 202 456

    5Km Distância
    Circular Tipo
    1h30m Duração
    Fácil Dificuldade

     

    NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.