A Rota do Poço do Inferno tem um dualismo de paisagem - natural e humanizada -, marcada pelo diferente tipo de vegetação, com florestas de folhosas e resinosas, onde os sentidos despertam diferentes emoções ao longo do trilho.

Devido aos cumes xistosos mais altos, formados pelas rochas corneanas (fenómeno que ocorre quando o magma quente e plástico ascende atravessando as rochas pré-existentes), predominam paisagens íngremes, onde nascem linhas de água como a cascata do Poço do Inferno. Esta cascata natural tem cerca de 10 metros e chega a transformar-se em gelo nos Invernos mais rigorosos. É um monumento geológico de extrema beleza e um dos pontos de maior interesse desta rota, sendo um dos ex-líbris do Concelho de Manteigas e da Serra da Estrela.

Quanto à paisagem, o caminheiro pode contemplar a vista sobre o Vale Glaciar do Rio Zêzere e o Vale da Ribeira de Leandres. Na paisagem humanizada predominam os socalcos e algumas “cortes” – edificações de apoio à atividade agrícola.

Das variadíssimas espécies possíveis de encontrar destaque para o narciso, o vidoeiro, a azinheira e a tramazeira, de grande valor ecológico. O teixo, também presente, é extremamente raro e só se encontra em Manteigas e na Serra da Peneda-Gerês. Para além destes exemplares, neste trilho predomina ainda o plátano-bastardo, a faia, o pinheiro-do-oregon e o abeto.

A diversidade de fauna existente na rota do Poço do Inferno deriva das áreas florestais e das linhas de água existentes nesta zona. São característicos, o coelho-bravo, a raposa, a lagartixa do mato e a salamandra-lusitânia. Quanto à avifauna estão presentes o guarda-rios e o peneireiro.

NOTA: Dada a curta extensão, esta rota tem um nível de dificuldade é baixo e pode ser feito todo o ano. Todavia, no inverno, dada a altitude, é frequente a queda e a acumulação de neve e gelo, o que obriga a cuidados redobrados. Deve ser realizado no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Fonte e Fotos Trilhos Verdes | Câmara Municipal de Manteigas.

 

ROTA

Início e fim: Parque de estacionamento, Poço do inferno, Manteigas.

Coordenadas: 40.373558, -7.517744

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Manteigas: 275 981 129

GNR (Manteigas): 275 981 559

Bombeiros Voluntários de Manteigas: 275 982 333

2,5Km Distância
Circular Tipo
1h50m Duração
1081 Alt. Mínima
1150 Alt. Máxima
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.