A Rota de Vale de Amoreira permite aos caminheiros explorar o património natural, cultural e paisagístico desta freguesia. No que concerne à paisagem será possível vislumbrar ao longo do percurso uma grande variedade de mosaicos entrecortados por bosquetes, lameiros, manchas de vegetação arbustiva, caminhos, muros, construções em xisto, pequenos ribeiros, socalcos e florestas de resinosas.

No património humanizado é possível observar ruas estreitas, ladeadas por casas típicas, e estabelecer contacto com a cultura histórico-religiosa da população local, designadamente com a visita à Capela de Nossa Senhora da Anunciação, padroeira da freguesia, e datada do início do séc. XIV.

A maior altitude, que se atinge sensivelmente a meio do percurso, a Rota de Vale de Amoreira permite belíssimas panorâmicas sobre a paisagem humanizada rural, com uma vista sobre densas florestas e terrenos de produção agrícola localizados no flanco da encosta, as chamadas “Quintas do Vale”.

Entre a riqueza e variedade da vegetação, destaque especial para o povoamento de pinheiro bravo e a exploração silvícola, que suportam as mais diversas condições climáticas e pedológicas. Consequência da influência humana presente ao longo do trilho, vão surgindo olivais, vinhedos, milheirais e os prados de azevém.

Estas áreas florestais, juntamente com matos e linhas de água, proporcionam uma rica diversidade florística e faunística, podendo-se observar espécies como morcego-de-ferradura-pequeno e o morcego-de-ferradura-grande que enfrentam risco de extinção elevado. Neste percurso será ainda possível observar o tartaranhão-caçador, o coelho bravo, o corvo, o mocho-de-orelhas e o toirão, entre outros.

NOTA: Com derivações, este percurso pode ter uma extensão de 6,4 km. 

Fonte e Fotos Trilhos Verdes | Câmara Municipal de Manteigas.

 

ROTA

Início e fim: Capela de N. Sra. Anunciação, Vale de Amoreira.

Coordenadas: 40.415772, -7.442600

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Manteigas: 275 981 129

GNR (Manteigas): 275 981 559

Bombeiros Voluntários de Manteigas: 275 982 333

5Km Distância
Circular Tipo
4h Duração
550 Alt. Mínima
726 Alt. Máxima
Médio Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.