O Percurso dos Moinhos tem início em Martim Branco, interessante aldeia em xisto que faz parte do roteiro das Aldeias do Xisto de Castelo Branco.

De Martim Branco ruma-se à aldeia de Camões, por entre pinhais e olivais novos, prova de novos investimentos, de esperança, e de perseverança das gentes locais.

Pelo caminho encontram-se as passadouras da ribeira da Magueija, junto à aldeia Camões e segue-se para Malhada do Cervo, através das antigas levadas que levavam a água aos terrenos outrora cultivados.

Chegados a Malhada do Cervo segue-se na direção da ribeira da Magueija. Aqui pode-se ver um moinho de rodízio, junto à ponte que atravessa para a margem direita da ribeira. Este moinho com telhado de xisto, embora esteja atualmente revestido de cimento, é exemplo do tipo de construção local que utilizava os materiais disponíveis na natureza.

De regresso a Martim Branco, o percurso continua pelo pinhal que leva à ribeira do Goulo, local onde ainda se podem ver oliveiras centenárias cobertas de mato, uma antítese do que se vê no início do percurso.

A parte final do percurso é feita por caminhos ladeados por floresta e terrenos agrícolas que levam ao ponto inicial do percurso.

Na flora deste percurso, destaque para a presença da urze rosa da  murta e a carqueja (arbustos). Entre as árvores, impera o pinheiro bravo e a oliveira. Nas as aves, a perdiz e aves de rapina como o Peneireiro cinzento e o Milhafre preto são os residentes da região com maior probabilidade de serem avistados. Entre os mamíferos, o coelho bravo e a raposa são os mais comuns.  

NOTA: Embora seja classificada com um grau de dificuldade baixo, os mais de 23 km de extensão tornam esta rota exigente em termos físicos. A rota tem uma variante com 2.2km (ver folheto informativo) que permite encurtar a extensão em cerca de metade do total. Esta rota deve ser iniciada no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Fonte e Fotos Câmara Municipal de Castelo Branco

 

ROTA

Início e fim: Martim Branco.

Coordenadas: 39.947760, -7.627254

Épocas aconselhadas: Todo o ano. 

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Castelo Branco: 272 330 339

GNR (Castelo Branco): 272 340 900

Bombeiros Voluntários de Castelo Branco: 272 342 122

23,8Km Distância
Circular Tipo
6h Duração
233 Altitude Mínima
344 Altitude Máxima
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.