A Rota da Ribeira da Magueija dá a conhecer três aldeias da freguesia de Sarzedas e pode ser realizado nos dois sentidos: Rapoula – Malhada do Cervo ou Malhada do Cervo – Rapoula.

Assumindo o início em Rapoula, aldeia pitoresca de casario disperso, segue-se ao longo da margem direita da ribeira da Magueija. É ao longo deste percurso que se encontra um conjunto de casas desabitadas chamadas entre as gentes locais de “Penteado”.

Em seguida deixa-se para trás Rapoula e Penteado e segue-se em direção a Azenha de Baixo onde se chega por trilhos e campos agrícolas.

Para alcançar o nosso próximo destino, Malhada do Cervo, toma-se o caminho que leva ao interior do pinhal, deixando para trás a ribeira da Magueija.

Na flora deste percurso, destaque para a presença da urze rosa da  murta e a carqueja (arbustos). Entre as árvores, impera o pinheiro bravo e a oliveira. Nas as aves, a perdiz e aves de rapina como o Peneireiro cinzento e o Milhafre preto são os residentes da região com maior probabilidade de serem avistados. Entre os mamíferos, o coelho bravo e a raposa são os mais comuns. 

NOTA: O percurso pode ser feito nos dois sentidos.

Fonte e Fotos Câmara Municipal de Castelo Branco

 

ROTA

Início e fim: Largo da Igreja de Rapoula | Casa do Povo de Malhada do Cervo.

Coordenadas: 39.873996, -7.68619839.888735, -7.664003

Épocas aconselhadas: Todo o ano. 

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Castelo Branco: 272 330 339

GNR (Castelo Branco): 272 340 900

Bombeiros Voluntários de Castelo Branco: 272 342 122

4,5Km Distância
Linear Tipo
1h20m Duração
276 Altitude Mínima
325 Altitude Máxima
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.