A rota PR2 Caminho do Xisto de Martim Branco tem início à entrada da aldeia de Martim Branco, entre a malha urbana, e passa junto à Casa de Artes e Ofícios.

Após as últimas casas atravessa-se a ribeira numa pequena ponte de ferro e, tomando os carreiros que atravessam a várzea, é possível seguir ao longo das levadas, contemplar um açude e observar belas mesclas de olival, medronhal e azinhal.

Mais adiante volta-se a atravessar a ribeira na ponte da Volta, entrando num novo trilho que acompanha uma levada vinda de um açude cimeiro. Subindo cerca de 30 metros percorre-se a Levada Nova até ao seu açude, onde um carreiro conduz a um caminho florestal.

Ao alcançar a encruzilhada, um pontão encaminha na direção a Porto da Vila. Seguindo por este trilho os caminheiros descobrem novamente o corredor ripícola da ribeira de Almaceda e são envolvidos por uma paisagem de pequenas hortas, olivais e as tradicionais casas em xisto.

Volta-se a atravessar a ribeira numas poldras, e segue-se pelo trilho florestal até à aldeia de Almaceda, onde o seu jardim ribeirinho e praia fluvial convidam a um merecido descanso.

Como alternativa ao percurso principal foi criada uma variante de menor extensão (PR2.1). Após atravessar a ponte da Volta percorre-se a "Levada dos Moinhos" passando pelo antigo núcleo moageiro em direção à aldeia de Martim Branco.

NOTA: O percurso é linear e deve ser feito no sentido Martim Branco>Almanceda e regresso faz-se pelo mesmo caminho. Como alternativa ao percurso principal foi criada uma variante de menor extensão (PR2.1). Após atravessar a ponte da Volta percorre-se a "Levada dos Moinhos" passando pelo antigo núcleo moageiro em direção à aldeia de Martim Branco.

Fonte e Fotos Câmara Municipal de Castelo Branco, Geopark Naturtejo. 

 

ROTA

Início e fim: Martim Branco.

Coordenadas: 39.946500, -7.626250

Épocas aconselhadas: Todo o ano. 

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Castelo Branco: 272 330 339

GNR (Castelo Branco): 272 340 900

Bombeiros Voluntários de Castelo Branco: 272 342 122

9,5Km Distância
Linear Tipo
5h Duração
160 Altitude Mínima
364 Altitude Máxima
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.