ROTA DO VINHO TERRAS DE SICÓ,

SICÓ-ALVAIÁZERE

Os primeiros quilómetros desta etapa são feitos em troço coincidente com a Rota de Conímbriga - PR1 CDN. Ao chegar ao Castellum de Alcabideque os percursos separam-se e a GR26 continua até às últimas casas da aldeia, enveredando depois por um caminho de terra batida à esquerda, que fará a ligação às aldeias de Casal Novo, Beiçudo, Mata, Traveira e Casal da Azenha.

Ao subir a rua do centro desta aldeia toma-se o caminho que sobe o monte Santiago Velho. A vegetação é abundante e dominada por pinhal, alguns eucaliptos, carvalhos e medronheiros. A descida faz-se pela encosta contrária na direção das vinhas que caracterizam esta etapa, para rapidamente se chegar a Podentes. Passa-se o Largo do Pelourinho, a Igreja Matriz e, já à saída da aldeia, envereda-se por um novo caminho de terra batida, inicialmente entre terrenos de cultivo e depois por pinhal e eucaliptal.

Antes de chegar à estrada de alcatrão que leva ao Melhorado, passa-se por duas sepulturas antropomórficas, testemunho de povoamentos anteriores. Pouco depois do Melhorado, subindo pelo caminho principal, avista-se à direita uma elevação e as ruínas do Casal do Melhorado. No cruzamento seguinte toma-se essa direção, observando as ruínas e as várias lapas aqui existentes, conhecidas por aí se ter descoberto uma “chorca de ouro”.

Pouco depois a paisagem é novamente caracterizada por vinhas e, seguindo pela esquerda, já se avistará o monte do Castelo de Penela e o final da etapa. Seguindo nesta direção desce-se até às primeiras casas habitadas, rumo à encosta. Ainda antes do Castelo passa-se a Capela de S. Lourenço, o Arco da Misericórdia e a Igreja de Santa Eufémia.

NOTA: é um percurso exigente dados os 21km de extensão. Tem 656 metros de desnível positivo acumulado e é feito em total autonomia, pelo que recomenda-se o transporte de água e mantimentos.

Fonte e fotografias Câmara Municipal de Pombal, Terras de Sicó e folheto informativo da rota.

 

ROTA

Início e fim: Museu PO. RO.S, Condeixa-a-Nova | Castelo de Penela, Penela.

Coordenadas: 40.112018, -8.491841 | 40.029989, -8.390113

Épocas aconselhadas: outono, inverno e primavera.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó: 236 912 113/4

GNR (Condeixa-a-Nova): 239 940 250  

Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova: 239 941 503

21km Distância
Linear Tipo
6h Duração
100 Alt. Mínima
319 Alt. Máxima
Médio Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.