Os primeiros metros desta etapa que termina em Ansião são feitos pelo Caminho de Santiago e depois por um trilho que desce para a Aldeia da Junqueira, contornando o Monte da Costa e o Monte Alvão até chegar aos Moinhos do Outeiro, onde se consegue uma panorâmica sobre o Vale da Várzea da Granja e Santiago da Guarda.

Dos Moinhos do Outeiro desce-se à aldeia da Granja, onde se destacam as ruínas do Paço da Granja - antiga residência dos Jesuítas -, a Casa Museu de Fósseis de Sicó e a Igreja de Nossa Senhora da Orada.

Faz-se então um desvio aos Casais da Granja, seguindo depois na direção de Santiago da Guarda, onde se recomenda uma paragem para uma visita cultural ao seu Complexo Monumental.

Dependendo da altura do ano em que estiver a fazer o percurso, e se o ano for chuvoso, recomenda-se o percurso alternativo de ligação a Ansião. Este percurso alternativo separa-se do percurso principal logo depois da Lagoa de Soucide, a 2,5km de Santiago da Guarda - consulte o mapa e recomendações para esta etapa, patente no folheto informativo.

A continuação pelo percurso principal percorre o Vale da Abrunheira e o Vale Escuro - zona que pode inundar -, passando um túnel do IC8 que faz a ligação à Aldeia do Marquinho, conhecida pela ponte datada do séc. XIX sobre o rio Nabão. Ao chegar à estrada de alcatrão segue-se na direção do rio, continuando por caminho florestal até ao Escampado da Lagoa. À entrada da aldeia, o percurso faz um pequeno desvio à esquerda, de modo a contornar a dolina que está na origem do nome do lugar. Cerca de 2km depois termina-se a etapa no Parque Verde do Nabão, em Ansião.

NOTA: É um percurso extenso mas de relativa facilidade, até porque tem apenas 282 metros de desnível positivo acumulado. Durante o inverno exige cuidados redobrados devido à possibilidade de alguns troços ficarem inundados - ver recomendações no folheto informativo da rota. 

Fonte e fotografias Terras de Sicó e folheto informativo da rota.

 

ROTA

Início e fim: Alvorge, Ansião | Parque verde de Ansião.

Coordenadas: 39.978913, -8.455027 | 39.914867, -8.438702

Épocas aconselhadas: outono, inverno e primavera.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó: 236 912 113/4

GNR (Ansião): 236 670 609

Bombeiros Voluntários de Ansião: 236 670 600

17,5km Distância
Linear Tipo
5h Duração
200 Alt. Mínima
304 Alt. Máxima
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.