O Carreiro da Senhora proporciona um passeio agradável pelo terreno suavemente ondulado da vertente sul da Serra de Montejunto. Será possível desfrutar da fauna e da flora característica da serra, mas também das paisagens esculpidas pelo homem – vinhas – cujo tom de cor varia consoante a época do ano.
Todavia, é um percurso exigente. Com quase 22 quilómetros de extensão e cerca de 900 metros de desnível acumulado, é um percurso exigente na condição física do caminhante. É também rigoroso em experiência, pois não está marcado e, em algumas zonas, pauta por caminhos estreitos.
Dado ser uma zona calcária, é frequente existirem cavidades naturais, pelo que não se aconselha sair do caminho. Neste sentido, aconselha-se o uso de equipamento de orientação – GPS ou cartografia –, mas também roupa e calçado confortáveis, e que se adaptem a mudanças repentinas do clima, que são muito frequentes na Serra de Montejunto. Sobretudo ao nível do vento e da nebulosidade.
Fonte e Fotos iNature | Junho 2024.
ROTA
Início e fim: Largo da Faia, Cabanas de Torres.
Coordenadas: 39.155809, -9.065797
Épocas aconselhadas: Todo o ano. Primavera e outono em particular.
CONTACTOS ÚTEIS
Câmara Municipal de Alenquer: 263 730 900 | 263 733 900
GNR (Alenquer): 263 247 340
Bombeiros Voluntários Alenquer: 263 711 309
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.