Esta etapa inicia em Quadrazais, sendo necessário percorrer o desvio até ao rio Côa (1,2 km percurso não marcado), encontrando a Grande Rota do Vale do Côa (GRVC) na margem esquerda do rio. Deste ponto, o trilho sobe por montes e bosques da Reserva Natural da Serra da Malcata, até ao Alto da Machoca, local com vista privilegiada sobre o Côa e a cidade do Sabugal.
Daqui, a GRVC desce à Malcata, onde é possível visitar o Forno Comunitário da aldeia. Finalmente, o percurso segue junto à barragem do Sabugal, pela margem esquerda. Antes da chegada ao Sabugal, é possível ainda aceder à praia fluvial, assim como visitar o Moinho do Zé Ricardo.
A etapa termina junto ao Castelo do Sabugal, já no interior da cidade. Esta etapa é parcialmente coincidente com os percursos 2 e 3 do Centro de BTT do Sabugal.
Fonte e Fotos Município do Sabugal | abr2024
NOTA: Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.