Esta etapa inicia junto ao Castelo do Sabugal, passando pela muralha e pela torre sineira, e atravessando a cidade rumo a norte. Com a urbe atrás de nós, já junto ao Côa, o trilho segue as curvas apertadas do rio, através de bosques fechados, mas sempre tendo o som da água como guia.
Nesta secção, o trilho é coincidente com o percurso pedestre Pequena Rota Meandros do Côa (PR1 SBG) e com os percursos 3,4 e 5 do Centro de BTT do Sabugal. Existe também um desvio BTT/Equestre da Grande Rota do Vale do Côa (GRVC) com as extremidades marcadas (Desvio BTT/Equestre Quinta das Vinhas).
Continnuando, o trilho passa ao largo de Rendo, atravessando o rio junto ao Moinho do Delfim e seguindo pela margem esquerda, por lameiros e pastagens até à Quinta dos Moinhos. Aqui o caminho volta a atravessar o rio Côa, seguindo por quintas, montes e bosques, até se avistar a aldeia de Rapoula do Côa.
A partir daqui, a GRVC usa caminhos de pé posto junto ao rio, passando pelos moinhos do Morgado e do Giestal, ladeando o alto da N.ª Sr.ª das Preces pelo lado esquerdo e alcançado o Moinho das Poldras. Esta secção possui também um desvio BTT Equestre da GRVC com as extremidades assinaladas, e que dá acesso directo à aldeia de Rapoula do Côa (Desvio BTT/Equestre Rapoula do Côa).
Pelo percurso pedestre da GRVC, a subida até à aldeia da Rapoula do Côa é feita por estrada, por trilho não marcado (950 m). Já na aldeia é possível aceder à praia fluvial de Rapoula do Côa e também à aldeia de Vila de Touro, por percursos não marcados.
Fonte e Fotos Município do Sabugal | abr2024
NOTA: Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.