Esta etapa inicia na aldeia de Castelo Mendo. A descida até à Grande Rota do Vale do Côa (GRVC) é feita por caminhos agrícolas e florestais, em trilho não marcado (1,7 km). Alcançada o caminho da etapa, este segue ao longo da encosta, com Côa em baixo, do lado direito do trilho.
Esta secção é em parte coincidente com estrada, até à capela de São Roque. Nesta zona, existe um desvio não marcado de acesso à aldeia de Castelo Bom (2,8 km). O traçado continua por zonas de mata e bosques, ora mais próximo do rio, ora subido a encosta para ultrapassar zonas mais escarpadas, até chegar ao pontão Manuel José, onde atravessa o rio Côa.
Neste ponto existe um desvio não marcado de acesso à aldeia de Aldeia Nova (3,0 km) e um desvio Equestre, que evita zonas pedregosas da etapa (Desvio Equestre Aldeia Nova). Já na margem direita do rio, a GRVC segue em direcção a Almeida, atravessando zonas de bosque, quintas e uma barragem.
Ao chegar à EN340, a GRVC cruza-se com a GR Aldeias Históricas (GR22). Neste ponto é possível optar por seguir a GRVC pela rota Este, até Almeida, ou pela Rota Oeste, até Valverde. O trilho Oeste atravessa a Ponte Grande, usando uma antiga calçada, e sobe por quintas e bosquetes até à aldeia de Valverde, usando caminhos agrícolas e passando por outra antiga ponte, a Ponte de Gaiteiros. A etapa termina na aldeia de Valverde, com acesso por desvio não marcado (514 m).
Fonte e Fotos Município do Almeida | abr2024
NOTA: Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.