É um percurso que atravessa os territórios das freguesias de Lamas e Cercal, ambas no concelho do Cadaval. É composto por estradas florestais e trilhos pastoris e, com menos de 100 metros de desnível acumulado e uma extensão inferior a cinco quilómetros, tem um grau de dificuldade baixo.
Como é apanágio da Serra de Montejunto, este percurso permite a contemplação de belas panorâmicas, salpicadas pelo verde cinza dos bosques e do calcário e pelas as cores das vinhas e dos pomares que variam consoante a época do ano.
Na zona mais elevada, a caminho da Penha do Meio Dia, onde se situa a torre de vigia, a paisagem torna-se bastante aberta e é possível vislumbrar toda a extensão de terra até ao mar e avistar as cidades Caldas da Rainha e Nazaré. Em dias de boa visibilidade é possível ver Peniche e até as Berlengas.
Fonte e fotos iNature | Junho 2024.
ROTA
Início e fim: Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto.
Coordenadas: 39.180230, -9.050330
Épocas aconselhadas: Todo o ano. Primavera e outono em particular.
DOCUMENTAÇÃO
Folheto informativo: fazer download.
CONTACTOS ÚTEIS
Serviço de Turismo da Câmara Municipal do Cadaval: 916 782 628
GNR (Cadaval): 262 690 010
Bombeiros Voluntários Cadaval: 262 699 110
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.