cascata do poço do inferno, serra da estrela

Cascata do Poço do Inferno.

ROTA DO POÇO DO INFERNO,

PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

Este percurso pedestre tem um dualismo de paisagem - natural e humanizada -, marcada pelo diferente tipo de vegetação, com florestas de folhosas e resinosas, onde os sentidos despertam diferentes emoções ao longo do trilho.

Devido aos cumes xistosos mais altos, formados pelas rochas corneanas (fenómeno que ocorre quando o magma quente e plástico ascende atravessando as rochas pré-existentes), predominam paisagens íngremes, onde nascem linhas de água como a cascata do Poço do Inferno. Esta cascata natural tem cerca de 10 metros e chega a transformar-se em gelo nos Invernos mais rigorosos. É um monumento geológico de extrema beleza e um dos pontos de maior interesse desta rota, sendo um dos ex-líbris do Concelho de Manteigas e da Serra da Estrela.

Quanto à paisagem, o caminheiro pode contemplar a vista sobre o Vale Glaciar do Rio Zêzere e o Vale da Ribeira de Leandres. Na paisagem humanizada predominam os socalcos e algumas “cortes” – edificações de apoio à atividade agrícola.

Das variadíssimas espécies possíveis de encontrar destaque para o narciso, o vidoeiro, a azinheira e a tramazeira, de grande valor ecológico. O teixo, também presente, é extremamente raro e só se encontra em Manteigas e na Serra da Peneda-Gerês. Para além destes exemplares, neste trilho predomina ainda o plátano-bastardo, a faia, o pinheiro-do-oregon e o abeto.

vale do poço do inferno, serra da estrela

Vale da ribeira de Leandres.

A diversidade de fauna existente na rota do Poço do Inferno deriva das áreas florestais e das linhas de água existentes nesta zona. São característicos, o coelho-bravo, a raposa, a lagartixa do mato e a salamandra-lusitânia. Quanto à avifauna estão presentes o guarda-rios e o peneireiro.

NOTA: Dada a curta extensão, esta rota tem um nível de dificuldade é baixo e pode ser feito todo o ano. Todavia, no inverno, dada a altitude, é frequente a queda e a acumulação de neve e gelo, o que obriga a cuidados redobrados. Deve ser realizado no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Fonte e Fotos Trilhos Verdes | Câmara Municipal de Manteigas.

 

ROTA

Início e fim: Parque de estacionamento, Poço do inferno, Manteigas.

Coordenadas: 40.373558, -7.517744

Épocas aconselhadas: Todo o ano.

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Manteigas: 275 981 129

GNR (Manteigas): 275 981 559

Bombeiros Voluntários de Manteigas: 275 982 333

2,5Km Distância
Circular Tipo
1h50m Duração
1081 Alt. Mínima
1150 Alt. Máxima
Fácil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.