A Rota da Fervença tem início na aldeia do Sabugueiro, onde as tradições e costumes associados à atividade pastoril permanecem na vivência quotidiana.
A rota atravessa uma paisagem tipicamente de montanha na envolvente da aldeia e uma área acidentada atravessada pelas ribeiras do Covão do Urso e da Fervença.
Na paisagem predominam pinhais, lameiros, matos de urze e giesta. No covão do Urso, uma depressão modelada por ação dos glaciares, é possível ver os inúmeros depósitos sedimentares, cujos materiais foram transportados pelos gelos do último período glaciar.
Próximo do cabeço da Carnazeda, no alto da encosta, as águas da ribeira da Fervença precipitam-se numa cascata. Deste local obtém-se uma ampla vista sobre o vale e a aldeia. A jusante, dá-se a confluência desta ribeira com a ribeira do Cabaço.
Parte do percurso coincide com a Rota do Vale do Rossim e GR22 AHP.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Seia. PR12 SEI - Rota da Fervença.
ROTA
Início e fim: Igreja Matriz do Sabugueiro.
Coordenadas: 40.402133, -7.639917
Épocas aconselhadas: Primavera, verão e outono.
CONTAcTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Seia: 238 317 762
GNR (Agp. Montanha): 961 188 070
Bombeiros Municipais de Seia: 238 310 310
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.