A Rota do Pastoreio situa-se na vertente sul do maciço superior da Serra Estrela, e segue caminhos outrora percorridos pelos pastores e rebanhos transumantes que, no verão, subiam às pastagens de altitude, onde abunda a erva verde, mesmo na época mais quente do ano. Ao longo do percurso com início na Torre, a 1993 metros de altitude, e termina na aldeia de Alvoco da Serra, a 684 metros de altitude.
O percurso pauta por uma paisagem dominada por afloramentos rochosos, prados de montanha, matos de zimbro e piorno e, na envolvência de Alvoco da Serra, giestais e campos agrícolas dispostos em socalcos.
Nas cotas mais elevadas são notórios vestígios glaciários do último período glaciar, de que se salientam amplos afloramentos graníticos regularizados pela erosão provocada pelo gelo, e o vale glaciário de Alvoco.
Nota: Em altitudes elevadas, as condições meteorológicas podem mudar repentinamente: consulte as previsões previamente e leve agasalho, impermeável e botas de montanha.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Seia. PR14 SEI - Rota do Pastoreio.
ROTA
Início e fim: Torre (junto ao posto da GNR) | Capela da Santo António, Alvoco da Serra.
Coordenadas: 40.321133, -7.613850 | 40.294833, -7.671283
Épocas aconselhadas: Primavera, verão e outono.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Seia: 238 317 762
GNR (Agp. Montanha): 961 188 070
Bombeiros Municipais de Seia: 238 310 310
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.