home a tirar fotografia de uma cascata na floresta

Cascata da Pedra da Ferida - (c)kitato

SERRA DA LOUSÃ,
ROTA DA PEDRA FERIDA À LOUÇAINHA

O percurso pedestre da Pedra da Ferida à Louçainha acompanha o curso da ribeira de Azenha, no município de Penela, cuja principal atração é a queda de água com cerca de 25 metros de altitude, designada Cascata da Pedra da Ferida - nome que deriva da interpretação popular da oxidação das rochas com a água, que lhe confere o tom avermelhado.

A ribeira de Azenha atravessa vários bosques autóctones, testemunho da paisagem subtropical ibérica, constituídos por louriçais, e algumas ruínhas de azenhas abandonadas, tipicamente construídas em xisto.

Ao longo do percurso existe um conjunto de equipamentos e infraestruturas de apoio ao caminhante, como parques de merendas, e nove travessias entre margens, que termina com as águas límpidas da Praia Fluvial da Louçainha - espaço balnear ideal para refrescar.

Devido à sua exigência, recomenda-se a realização do percurso no sentido ascendente (Pedra da Ferida - Louçainha). Ainda assim, não é adequado a famílias com crianças pequenas.

 

ROTA

Início e fim: Espinhal

Coordenadas: 40.008751, -8.354481

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo de Penela: 239 561 132

GNR Penela: 239 569 135

Bombeiros Voluntários de Penela: 239 560 100

6,2km Distância
Linear Tipo
2h40 Duração
Difícil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.