Este percurso tem início no coração da Serra do Caramulo, junto à Barragem da Meruje, um espelho de água de enorme beleza que transmite uma agradável sensação de serenidade.
Na paisagem circundante elevam-se imponentes blocos graníticos, de diferentes tamanhos e formas, que nos arrastam pelo nosso imaginário. Tantas vezes moldados pelo homem, estes foram dando origem a autênticas obras de engenharia, como comprova o Dólmen da Lapa da Meruje, que se ergue neste local.
Daqui o trajeto segue, em grande parte, por calçadas lajeadas e muradas, em direção às aldeias da Abelheira e do Couto, numa paisagem marcadamente rural, onde ainda é comum o encontro com pequenos rebanhos, acompanhados pelos seus pastores.
Aqui, as paisagens que hoje contemplamos, são resultado das ações do homem que as moldou de acordo com as suas necessidades, promovendo pastagens, construindo pontes, poldras e moinhos, canalizando os rios para a rega e desbravando socalcos para poder cultivar a terra.
O trajeto encaminha-se depois para as margens do rio Couto, fazendo a sua travessia por uma bela ponte em pedra em direção à aldeia de Carvalhal de Vermilhas. A ladear este troço subsiste uma harmoniosa combinação de árvores que contribui para a enorme biodiversidade desta zona.
Certas espécies como o pica pau, a coruja do mato e o chapim dependem destes bosques para sobreviver. Agora ganhamos forças para seguir rumo ao final, a Barragem da Meruje.
NOTA: O percurso deve ser feito no sentido contrário aos ponteiros do relógio.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Vouzela.
ROTA
Início e fim: Lapa da Meruje, perto da barragem.
Coordenadas: 40.640883, -8.140389
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de turismo de Vouzela: 232 740 070
GNR (Vouzela): 232 740 730
Bombeiros Voluntários de Vouzela: 232 772 096
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.