SERRA DA LOUSÃ,
ROTA DOS BALDIOS

A “Rota dos Baldios” inicia-se na Senhora dos Remédios, na zona do Vale Nogueira, e percorre de forma circular os caminhos pedestres circundantes, passando pela Ribeira da Fórnea, Hortas, Tanque do Cabril, para depois retornar ao ponto de origem.

É um percurso extremamente interessante para a observação da fauna e flora da Serra da Lousã, nomeadamente o pinheiro bravo, carvalhos, castanheiros, cerejeira-bravas, nogueiras e, mais próximo das linhas de água, espécies ripícolas como a Salamandra-lusitânica, a Rã-ibérica e o Lagarto-de-água. Este percurso pode ser realizado todo o ano, mas é necessário tem atenção às latas temperaturas no verão e ao piso escorregadio no inverno.

 

ROTA

Início e fim: Sra. do Remédios, Vale Nogueira. Lousã.

Coordenadas: 40.095583, -8.257500

Épocas aconselhadas: Primavera, verão e outono. 

 

DOCUMENTAÇÃO

Folheto informativo: aqui.

 

CONTACTOS ÚTEIS

Posto de Turismo da Lousã: 239 990 040

GNR (Lousã): 239 990 060

Bombeiros Municipais da Lousã: 239 990 530

7,7Km Distância
Circular Tipo
3h Duração
500 Alt. Mínima
700 Alt. Máxima
Difícil Dificuldade

 

NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.