A Rota das Canadas desenvolve-se na cabeceira do amplo vale de Alvoco, a montante da aldeia de Alvoco da Serra, abrangendo uma paisagem dominada por afloramentos graníticos, giestais, urzais e campos agrícolas.
Neste setor do vale, enquadrado pelos cimos do planalto da Torre e pela serra da Alvoaça, confluem inúmeras linhas de água, que estão na origem da ribeira de Alvoco, e cujas águas contribuem para a fertilidade dos campos agrícolas.
Na aldeia, além do casario antigo merecem uma visita atenta a igreja de N. Sra. do Rosário e a capela de Santo António, que alberga uma coleção de arte sacra, que inclui no seu espólio esculturas em pedra de Ançã, da escola de Coimbra.
É uma rota possível de ser realizada todo o ano, mas como atravessa várias ribeiras, não é aconselhada a sua realização após períodos de forte chuva. Parte do troço coincide com PR14 Rota do Pastoreio.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Seia. PR7 SEI - Rota das Canadas.
ROTA
Início e fim: Capela de Santo António, Alvoco da Serra.
Coordenadas: 40.294833, -7.671283
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Seia: 238 317 762
GNR (Agp. Montanha): 961 188 070
Bombeiros Municipais de Seia: 238 310 310
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.