A Rota do Volfrâmio percorre a envolvente da aldeia de Sazes da Beira, numa encosta onde são inúmeros os vestígios das minas, que integravam o antigo couto mineiro do Malha Pão.
O percurso desenvolve-se ao longo de uma encosta, situada a montante da povoação e limitada a sul pela ribeira de Sazes, numa paisagem dominada por pinhais e campos agrícolas em socalcos.
Ao longo do caminho encontram-se inúmeros vestígios de antigas minas de volfrâmio e estanho, exploradas sobretudo durante a II Guerra Mundial, em resultado da enorme procura daquele metal durante aquele período. Atenção: Não entrar nas galerias das minas.
Na aldeia, o santuário de Santa Eufémia e o núcleo antigo da aldeia de traça típica em xisto são as grandes referências.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Seia. PR8 SEI - Rota do Volfrâmio.
ROTA
Início e fim: Santuário de Santa Eufémia, Sazes da Beira.
Coordenadas: 40.350944, -7.738277
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Seia: 238 317 762
GNR (Agp. Montanha): 961 188 070
Bombeiros Municipais de Seia: 238 310 310
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.