A Rota da Ribeira da Magueija dá a conhecer três aldeias da freguesia de Sarzedas e pode ser realizado nos dois sentidos: Rapoula – Malhada do Cervo ou Malhada do Cervo – Rapoula.
Assumindo o início em Rapoula, aldeia pitoresca de casario disperso, segue-se ao longo da margem direita da ribeira da Magueija. É ao longo deste percurso que se encontra um conjunto de casas desabitadas chamadas entre as gentes locais de “Penteado”.
Em seguida deixa-se para trás Rapoula e Penteado e segue-se em direção a Azenha de Baixo onde se chega por trilhos e campos agrícolas.
Para alcançar o nosso próximo destino, Malhada do Cervo, toma-se o caminho que leva ao interior do pinhal, deixando para trás a ribeira da Magueija.
Na flora deste percurso pedestre, destaque para a presença da urze rosa da murta e a carqueja (arbustos). Entre as árvores, impera o pinheiro bravo e a oliveira. Nas as aves, a perdiz e aves de rapina como o Peneireiro cinzento e o Milhafre preto são os residentes da região com maior probabilidade de serem avistados. Entre os mamíferos, o coelho bravo e a raposa são os mais comuns.
NOTA: O percurso pode ser feito nos dois sentidos.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Castelo Branco | maio2024
ROTA
Início e fim: Largo da Igreja de Rapoula | Casa do Povo de Malhada do Cervo.
Coordenadas: 39.873996, -7.686198 | 39.888735, -7.664003
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Castelo Branco: 272 330 339
GNR (Castelo Branco): 272 340 900
Bombeiros Voluntários de Castelo Branco: 272 342 122
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.