A Rota das Minas do Círio, com início em Valezim, percorre um vale alojado na encosta ocidental da Serra da Estrela. A povoação tem uma história rica, de que se evidencia um conjunto variado de monumentos e as ruínas de um antigo complexo mineiro.
A rota desenvolve-se na envolvente de Valezim, ao longo do vale da ribeira de Valezim. Na aldeia, o património edificado é diversificado sobressaindo a pitoresca capela de São Domingos, o solar da família Castelo Branco, o pelourinho e a igreja de Nossa Senhora do Rosário, de raiz medieval.
O percurso abrange uma área marcada por contrastes paisagísticos acentuados, onde predominam matas de pinheiros e castanheiros, campos agrícolas em socalcos e habitats ribeirinhos. No setor inferior do vale, com acesso por um caminho florestal, situam-se as Minas do Círio, um antigo complexo mineiro de estanho e volfrâmio, cuja lavra remonta ao período da II Guerra Mundial.
Atenção: Em caso algum entre nas galerias das minas.
Parte do troço desta rota coincide com uma das etapas da GR22 AHP.
Fonte e Fotos Câmara Municipal de Seia. PR9 SEI - Rota das Minas de Círio.
ROTA
Início e fim: Valezim (junto às piscinas).
Coordenadas: 40.357670, -7.715400
Épocas aconselhadas: Todo o ano.
CONTACTOS ÚTEIS
Posto de Turismo de Seia: 238 317 762
GNR (Agp. Montanha): 961 188 070
Bombeiros Municipais de Seia: 238 310 310
NOTA Os caminhos dos percursos e a sinalética dos mesmos estão sujeitos ao desgaste provocado por vários fatores. Por prudência, a iNature recomenda o contacto com as entidades responsáveis pelos percursos para apurar o estado de conservação dos caminhos e da sinalética. Uma caminhada agradável começa na segurança da mesma.